Pediatras estarão presentes no VI Seminário Sobre Crianças Desaparecidas

No próximo dia 1º de fevereiro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizarão o VI Seminário Sobre Crianças Desaparecidas, em João Pessoa (PB). Na ocasião, o presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), dr. Leonardo Cabral Cavalcante, participará dos debates representando a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O evento terá como objetivo ampliar as discussões a respeito do tema e contribuir para a construção de uma rede de combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes no Estado. Segundo o Centro Integrado de Operações Especiais (CIOP) da Paraíba, nos últimos dois anos, foram registradas 529 ocorrências de pessoas desaparecidas. Somente no início deste ano, até o dia 15 de janeiro, foram 14 notificações.

De acordo com o dr. Leonardo Cavalcante, os pediatras têm papel fundamental nesse contexto, uma vez que os especialistas podem identificar durante a consulta indícios que sinalizam quando uma criança está fora do seu núcleo familiar.

“Sobretudo na primeira vez em que se atende um paciente, além de exigir a documentação, é importante estar atento ao comportamento da criança ou adolescente em relação ao acompanhante. Desconforto e demonstração de medo nunca podem ser ignorados pelo pediatra, que em casos de suspeita deve realizar o devido encaminhamento”, ressalta.

A programação do Seminário acontecerá de 9h às 12h30, com foco na análise e proposição de políticas públicas. O secretário-geral do CFM, dr. Henrique Batista e Silva, e o presidente do CRM-PB, dr. Roberto Magliano de Morais, serão os responsáveis por iniciar e conduzir os debates do evento.

Além disso, também participarão das palestras e exposições o integrante da Comissão de Ações Sociais do CFM, dr. Ricardo Paiva; a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Eliana Vendramini; o procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira; a presidente da ONG Mães da Sé, Ivanise Esperidião; e o delegado de polícia civil, Reinaldo Nobrega de Almeida Junior.

João Pessoa é a sexta cidade do País em que o Seminário será realizado pelo CFM. O evento é aberto a comunidade e profissionais que atuam com a população pediátrica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente por meio do site da entidade.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do CFM