Pediatras paranaenses organizam em maio a Jornada de Doenças de Inverno

Com a proximidade do frio, as pessoas se concentram mais em locais fechados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. Crianças são as que mais sofrem, por terem um sistema imunológico frágil. Desafio recorrente aos pediatras, o tema será debatido de 16 a 18 de maio, durante a "VII Jornada Multidisciplinar de Doenças de Inverno", que a SPP realiza em sua sede (Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 550, em Curitiba). Inscrições e demais informações, pelo site https://www.doencasdeinverno2019.com.br

A Dra. Elise Zimmermann, presidente do Departamento de Otorrinolaringologia, afirma que as doenças respiratórias, infecções de via aérea, otites, as meningocefalites e os diagnósticos diferenciais dessas doenças precisam ser conhecidos. Para abordarem esses e outros temas, acrescenta, a Comissão Organizadora convidou como palestrantes especialistas de renome nacional nas diversas áreas da Pediatria.

Crianças com febre, que necessitam de vacinação, utilização de testes rápidos em pronto-socorro, exames laboratoriais para meningite, tempo de tratamento das doenças de inverno serão alguns dos temas em destaque na área de Infecto-Pediatria, segundo Dra. Andrea Maciel de Oliveira Rossoni, presidente do Departamento Científico de Infectologia.

O Dr. Alexsandro Zavadniak, presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia, considera de extrema importância a questão da prevenção das doenças de inverno e o que é possível o pediatra fazer antes que a criança adoeça. E diz que a programação foi muito bem pensada no sentido de contemplar todas as doenças, de forma científica, sempre baseada em evidências, mas trazendo também a experiência pessoal dos professores convidados.

 O diferencial da Jornada de Inverno, em 2019, para a Dra. Lorena Costa Brzezinski, será procurar informar o que mudou em relação ao ano passado. Atualização será a palavra-chave, segundo ela, que é presidente do Departamento de Pneumologia da SPP. A Dra. Lorena atribui à sessão de perguntas como outro destaque do evento, pois permitirá aos participantes tirarem as suas principais dúvidas junto aos palestrantes do evento.

Para a presidente da SPP, Dra. Kerstin Taniguchi Abagge, o desafio é atuar preventivamente. Quando o pediatra se atualiza os pais e as crianças é quem ganham, salienta, pois a medicina está em constante evolução. De ano para ano, segundo ela, surgem novas condutas, protocolos, rotinas, mudanças nos calendários vacinais e na prevalência das doenças e o Pediatra deve estar sempre bem informado.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da SPP

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520