Mais de 900 inscritos, auditórios lotados e um dia com muitas atividades científicas. Dessa forma foi dado início, na quinta-feira (4), o 17º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica (Pneumoped), realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com o apoio da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). A solenidade de abertura reuniu a presidente do encontro, dra. Maria de Fátima Pombo Sant’anna; o presidente da Comissão Científica do congresso, dr. Clemax Couto Sant’anna; o presidente da Soperj e 3º secretário da SBP, dr. Claudio Hoineff; e o diretor financeiro, dr. Sidnei Ferreira, representando o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.
Em sua fala inicial, a dra. Maria de Fátima ressaltou o trabalho realizado pelos Departamentos Científicos de Pneumologia da SBP e o de Doenças do Aparelho Respiratório da Soperj, responsáveis pela elaboração da grade científica do evento. “Nosso intuito é atualizar da melhor forma os especialistas nos assuntos da pneumologia pediátrica e ainda poder confraternizar, após dois anos de pandemia de covid-19, acontecimento que deixou tão clara a importância da troca de conhecimentos em saúde”.
O presidente da Soperj e 3º secretário da SBP, dr. Claudio Hoineff, elogiou a organização e a qualidade dos palestrantes, que garantiram uma troca profícua de conhecimentos para a atualização não só de especialistas da área da pneumologia, mas também de pediatras, residentes, bem como especialistas de outras áreas. “Vivemos tempos difíceis, mas a ciência prevaleceu e sempre deverá prevalecer. Estamos aqui para lutar pela ciência, pela verdade e transmitir conhecimento”, frisou.
O diretor financeiro da SBP, dr. Sidnei Ferreira, lembrou que a entidade, desde sua fundação há 112 anos, defende a saúde plena da criança e do adolescente, no seu crescimento e desenvolvimento saudável, o aleitamento materno e a aplicação do calendário vacinal completo.
“Continuamos fazendo o mesmo: defendendo a ciência, a medicina, a pediatria, os pediatras e as famílias. Defendemos, também, a saúde e educação de boa qualidade para todos, sem distinção. Tenham na SBP a defesa da sociedade e do futuro dessas crianças e adolescentes que precisam estudar, ter saúde e se alimentar. Não podemos aceitar que 30% da população esteja passando fome”, disse.
Dr. Sidnei Ferreira ressaltou que a baixa cobertura vacinal é um fenômeno mundial, com várias causas além do movimento anti-vacina: não temos um programa funcionando adequadamente, não há incentivo do governo em vacinar as pessoas ou alguma palavra de algum ministro com relação à vacina contra a covid, não há campanha governamental.
“Não nos calaremos ante ataques criminosos dos que se aliam ao obscurantismo muitas vezes para proveito próprio. Não recuaremos ante os ataques à ciência e ao bem cuidar dos que são o futuro do país. Continuaremos com nosso projeto de esclarecer as famílias e a sociedade, exigindo dos três poderes ações que garantam o futuro seguro e de conquistas paras nossas crianças e adolescentes e da sociedade em geral”, acrescentou.
Em seguida, em mensagem de vídeo, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, desejou bom evento a todos e agradeceu aos membros da comissão científica e organizadores, além da diretoria dos Departamentos Científicos da SBP pela excelência do encontro. “Estamos num período de enfrentamento das doenças respiratórias e esse evento veio em boa hora para atualização de todos. Nossas crianças merecem o maior zelo nosso em relação a essa temática”, considerou.
PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45