A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Brasileira de Pediatria (ABP) divulgaram nesta sexta-feira (24) uma nota em que manifestam sua indignação com a condução e a repercussão do caso de uma criança, em Santa Catarina, que foi vítima de crime de estupro, com gravidez indesejada.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA
No texto, as entidades frisam que por se tratar de “crime bárbaro e hediondo, esperava-se que todas as instâncias legalmente constituídas e procuradas pela vítima e sua família fossem acolhedoras, empáticas, protetoras e cumpridoras da lei”. No entanto, os princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal Brasileiro, foram negligenciados.
Por fim, a nota reforça a necessidade de uma atuação mais acolhedora, humanizada e ativa do Estado, em todas suas esferas e instâncias, para evitar que as crianças continuem sendo “alvos diários de violência, negligência e abandono”.
“A SBP e a ABP conclamam os Poderes da República e a sociedade brasileira ao enfrentamento de todas as formas de desigualdades e vulnerabilidades com as quais as crianças e adolescentes do nosso País são obrigadas a conviver diariamente”, finaliza a nota.
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25