Pesar: Rio Grande do Norte perde dois expoentes da pediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN) comunicam com pesar o falecimento de dois expoentes da pediatria potiguar: drs. Nivaldo Sereno de Noronha, 52 anos; e Paulo Matos, 64 anos, ambos nesta quarta-feira (1º), em decorrência do novo coronavírus (COVID-19). Os especialistas serão sepultados em Natal, capital do Estado.

"Em nome dos pediatras brasileiros, a SBP manifesta sua solidariedade e condolências aos familiares e amigos dos drs. Nivaldo e Paulo. Os dois eram grande profissionais e referência na especialidade no Rio Grande do Norte", declarou a presidente da instituição, dra. Luciana Rodrigues Silva.

O dr. Nivaldo Sereno foi presidente da SOPERN em duas gestões, entre os anos de 2010 a 2016, e vice-presidente nas duas gestões subsequentes. Na SBP, o pediatra era membro do Grupo de Trabalho de Drogas e Violência na Adolescência.

"A Sopern agradece a capacidade de união e fortalecimento que ele gerou na nossa sociedade. Ele era uma pessoa muita dinâmica, com muitos sonhos e que sempre procurava novas atividades para promover o conhecimento e a atualização dos pediatras. Ele foi um dos que lutou muito para que o Congresso de Pediatria fosse realizado aqui, em Natal, no próximo ano. Ele deixa um grande legado na pediatria ", enfatizou a presidente da SOPERN, dra. Kátia Correia.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com residência em Pediatria e aperfeiçoamento em ambulatório de extensão em Neuropediatria também pela UFRN, e com Título de Especialista em Pediatria pela SBP, em 2004. O especialista atuava como médico na Prefeitura Municipal de Natal, na UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina e professor visitante da Universidade Potiguar.

"Conheci Nivaldo na época da faculdade e ele se mostrou um estudante muito dedicado e atencioso. A Pediatria lhe caiu como uma luva. Era uma pessoa amável, com um coração generoso e disposto a ajudar as pessoas. Ele deixa um espaço difícil de ser ocupado por qualquer um de nós. Ele era também um filho dedicadíssimo a seus pais", referenda o pediatra dr. Ney Fonseca.

Já o dr. Paulo Matos era gastroenterologista, já havia participado do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sopern e fez parte do corpo clínico do Hospital de Pediatria (Hosped) e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da UFRN. Atualmente, atendia em consultório particular na área de endoscopia pediátrica, participava de diversas palestras e eventos sobre na área e era professor da UFRN.

Formado em Medicina pela UFRN e com residência em Minas Gerais, ele é lembrado por todos os colegas como um grande profissional, que sempre estava em busca de diagnosticar casos raros e o fazia com maestria. "Paulo era um especialista extremamente competente e estudioso, que deixa um grande legado tanto na pediatria aqui do Estado como no Brasil inteiro. Uma pessoa muito humana, generosa e alegre", declarou a dra. Kátia Correia.

*Com informações do G1 e da assessoria da UFRN


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520