Pesquisa da SBP sobre anafilaxia permitirá avaliar grau de vulnerabilidade do tema no Brasil

Cerca de 1.700 médicos responderam à pesquisa “Manejo da Anafilaxia no Brasil: Conhecimento dos Pediatras”, realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entre os meses de junho e agosto deste ano. Os resultados fornecerão ferramentas para avaliar o grau de vulnerabilidade que os pediatras do Brasil têm sobre o tema e pretende ainda identificar as regiões que necessitam desta intervenção de forma prioritária.

Segundo o presidente do Departamento Científico de Alergia da SBP, dr. Emanuel Sarinho, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar o conhecimento dos pediatras do Brasil sobre o manejo de anafilaxia e, assim, oferecer subsídios dos associados para aspectos do conteúdo que devem ser enfatizados. Para atender à necessidade, está sendo elaborado pelos membros do DC de Alergia o Curso de Imersão “Orientação da criança e das famílias com antecedentes de anafilaxia”. A atividade será ministrada durante o 15º Congresso Brasileiro de Alergia Pediátrica, previsto para acontecer entre os dias 10 e 14 de abril de 2019, em Foz do Iguaçu (PR).

Para o dr. Sarinho, os pediatras são os profissionais mais importantes e fundamentais no atendimento da anafilaxia, pois nos pronto-atendimentos e nas urgências são os protagonistas que abordam e salvam os pacientes da situação ameaçadora da vida. “É fundamental que os pediatras se encontrem aptos a tratar a urgência alérgica e a atuarem preventivamente frente aos familiares e aos pacientes”, observa.

Dr. Sarinho acentua a participação e proatividade dos colegas na pesquisa, contribuindo para que fossem identificadas as lacunas cognitivas na anafilaxia, as quais devem ser exploradas no curso de imersão. “À diretoria da SBP, liderada pela dra. Luciana Rodrigues Silva, que participou e fez sugestões importantes na pesquisa; e do diretor científico, dr. Dirceu Solé, que contribuiu norteando e ampliando o questionário, o nosso agradecimento”, finaliza.

A presidente da SBP destacou que o estudo obedeceu às regras da ética em pesquisa, e que “todos os dados são confidenciais e serão divulgados apenas em eventos ou publicações científicas, não havendo identificação dos voluntários, a não ser entre os responsáveis pelo estudo, sendo assegurado o sigilo sobre a participação”.

SORTEIO – Como forma de incentivo aos pediatras a participarem da pesquisa, a SBP sorteou três inscrições para o 15º Congresso Brasileiro de Alergia Pediátrica. O resultado do sorteio foi divulgado no último dia 6 de setembro e foram as contempladas com a premiação as médicas:

Andrea de Medeiros Costa (RJ);

Berenice Sabino do Valle Trotta (SP);

Danielle Gutierres Garcia (RJ).