Publicada em 11 de fevereiro de 2022.
Na terça-feira, dia 1º de fevereiro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou o Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez de Adolescentes, que tem como um dos seus pilares o combate ao que chama de "erotização precoce". "No passado, a política pública era dizer para crianças que existe camisinha, pílula do dia seguinte, preservativo", disse Damares ao anunciar a iniciativa. "Mas tudo tem seu tempo".
O programa prevê ações para reduzir a gravidez precoce, como capacitação de professores e de lideranças comunitárias e religiosas para lidar com o tema da sexualidade, e foi divulgado com grande celebração pela pasta.
A médica Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), afirma que a vacina para o problema é a educação sexual para meninos e meninas e a distribuição de contraceptivos, como a camisinha. "A erotização sempre existiu. E não apenas no TikTok, mas em todas as mídias. Ela é um produto da venda de uma sexualidade. É usar o corpo de uma adolescente, que está em fase de crescimento, de uma maneira distorcida em vez de dar uma educação sexual", pontua.
Veja mais.
RP Convida entrevista a presidente do DC de Desenvolvimento e Com...
21/10/2025 , 08:52PED CAST SBP: "Dividir a cama com nossos pets é uma boa ideia?"
20/10/2025 , 11:15Calendário de Vacinação da SBP – Atualização 2025/2026 –
20/10/2025 , 09:10Em novo webinar, SBP lança Campanha de Conscientização da Deficiê...
17/10/2025 , 14:16Ainda dá tempo de acompanhar o 4º CBP On-line: aulas estão dispon...
16/10/2025 , 11:11Recife sediará o 16º Cobrapem: últimos dias para garantir descont...
16/10/2025 , 09:17