Publicada em 11 de fevereiro de 2022.
Na terça-feira, dia 1º de fevereiro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançou o Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez de Adolescentes, que tem como um dos seus pilares o combate ao que chama de "erotização precoce". "No passado, a política pública era dizer para crianças que existe camisinha, pílula do dia seguinte, preservativo", disse Damares ao anunciar a iniciativa. "Mas tudo tem seu tempo".
O programa prevê ações para reduzir a gravidez precoce, como capacitação de professores e de lideranças comunitárias e religiosas para lidar com o tema da sexualidade, e foi divulgado com grande celebração pela pasta.
A médica Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), afirma que a vacina para o problema é a educação sexual para meninos e meninas e a distribuição de contraceptivos, como a camisinha. "A erotização sempre existiu. E não apenas no TikTok, mas em todas as mídias. Ela é um produto da venda de uma sexualidade. É usar o corpo de uma adolescente, que está em fase de crescimento, de uma maneira distorcida em vez de dar uma educação sexual", pontua.
Veja mais.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12