Nesta quinta-feira (13), o podcast da revista Residência Pediátrica dará continuidade ao programa anterior sobre “Erros inatos do metabolismo”, com a participação da dra. Maria Carolina Porto, do Departamento Científico de Suporte Nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Neste programa, a especialista fala sobre quais exames complementares devem ser solicitados e o papel do pediatra no diagnóstico precoce e tratamento.
“Falamos inicialmente de uma triagem, aonde preconizamos o hemograma completo, as provas de função hepática, incluindo o coagulo grama, os testes de função renal, ácido úrico, gasometria com cálculo de anion gap, dosagem de eletrólitos – principalmente sódio, potássio, cloro, magnésio, fósforo e cálcio – a glicose plasmática e amônia, além de exames de urina”, enumera.
ACESSE AQUI A SEGUNDA PARTE DO PODCAST.
Dra. Maria Carolina fala ainda sobre a solicitação de outros exames, se necessários, como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética de crânio, que podem ser úteis, pois alguns exibem achados característicos em algumas síndromes metabólicas.
PAPEL DO PEDIATRA – Segundo dra. Maria Carolina, o pediatra, ao se defrontar com uma criança com erro inato do metabolismo, deve inicialmente tratar a descompensação aguda, a desidratação, a acidose metabólica, a hipoglicemia e os distúrbios eletrolíticos que acompanham.
“Atenção especial devemos ter aos pacientes com antecedentes clínicos de sua família, história de consanguinidade, mortes precoces e natimortos na história pregressa. E como muitos erros inatos podem ter bom prognóstico se tratados precocemente, o alto grau de suspeição no diagnóstico e encaminhamento ao centro especializado no tratamento podem salvar a vida de muitas crianças”, finaliza.
PRÓXIMOS PROGRAMAS – Em função do feriado nacional de Corpus Christi na próxima quinta-feira (20), não haverá exibição de podcast. O tema “vacinação em imunocomprometidos” será abordado no programa do dia 27/6. Outros assuntos estão em fase de produção e edição, abordarão o “teste de provocação oral no diagnóstico de alergia alimentar”, “infecções na gestação e puerpério”, anemia ferropriva”, “aleitamento materno”, entre outros.
VEJA ABAIXO OS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:
Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45Maio Roxo: GT sobre Doenças Inflamatórias Intestinais alerta para...
15/05/2025 , 12:02