A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta quarta-feira (16) nota de alerta sobre a urgente necessidade de revisão dos critérios de classificação indicativa para o audiovisual no Brasil. O manifesto surge após polêmica envolvendo a exibição do filme “Como se tornar o pior aluno da escola” em plataformas de streaming no País.
LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA
O documento foi enviado aos Ministérios da Justiça e Segurança Pública; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também seguiu para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); e Procuradoria-Geral da República.
No texto, a SBP ressalta ser veemente contra a censura e a favor da liberdade de expressão, mas repudia qualquer iniciativa que, mesmo de forma não proposital, incite ou faça apologia de atos de pedofilia.
Os pediatras enfatizam ainda que a defesa de princípios sobre os quais está ancorada a democracia não pode e nem deve justificar a divulgação de conteúdo inadequado, que banaliza atos que ofendem crianças e adolescentes, deixando-os em situação de vulnerabilidade.
Por fim, a SBP entende que o caso deste filme não deve ser visto como um ato isolado, mas como oportunidade de rediscutir questões ligadas à classificação indicativa, com efetiva participação de todos os segmentos interessados neste tema. “Desta forma, o País construirá mecanismos que efetivamente garantam os direitos da infância e da adolescência”, finaliza a nota.
Esclarecimentos sobre o uso de Paracetamol na gestação e risco de...
30/09/2025 , 07:5525º Fórum da ABP debate impactos ambientais na saúde infantil e l...
29/09/2025 , 15:59PEDCAST SBP: “Febre oropouche - quais são os sintomas e como prev...
29/09/2025 , 10:53SBP AmamentAÇÃO 2025: já está no ar a 31ª edição
26/09/2025 , 17:23PRN-SBP qualifica 338 profissionais em reanimação neonatal no Nor...
26/09/2025 , 13:48SBP leva cursos de reanimação neonatal e transporte de recém-nasc...
25/09/2025 , 08:39