A população brasileira apóia a licença-maternidade de seis meses e considera a criança a maior beneficiada. Este o resultado da pesquisa de opinião divulgada pelo presidente interino do Senado, Tião Viana, em cerimônia no Congresso Nacional, dia 13 de novembro, da qual participaram a senadora Patrícia Saboya, responsável pela apresentação do projeto de lei 281 ao Congresso Nacional, o relator da matéria na Comissão de Direitos Humanos, Paulo Paim e o autor do anteprojeto que deu origem à proposta, Dioclécio Campos Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O DataSenado entrevistou, em novembro, por telefone, 805 brasileiros de todas as capitais e maiores de 16 anos, dos quais 80% respondeu que concorda com o aumento da licença. O bebê é quem mais vai ganhar com a mudança, na opinião de 76%, e é a mulher, para apenas 14%. As proteções contidas no PL – isenção fiscal e adesão optativa por parte das empresas e das mulheres – aumentaram o apoio dos entrevistados. Quando informadas, 163 pessoas, que antes acreditavam que a prorrogação da licença poderia provocar redução de vagas de emprego para o sexo feminino, mudaram de idéia, restando apenas um quarto dos entrevistados com esse temor.
“Trata-se de um projeto moderno, que respeita a liberdade de escolha da sociedade civil”, definiu Dioclécio Campos Jr. que, em julho de 2005, juntamente com a OAB, entregou a proposição à senadora. “É o avanço possível neste momento. Queremos garantir a conquista para a Primeira Infância”, frisou Patrícia Saboya. “Quanto melhor se explica o projeto, maior é a adesão”, comemorou Paulo Paim. “É um marco civilizatório”, assinalou Tião Viana, aplaudindo a iniciativa democrática, e que objetiva proporcionar melhores condições para o estabelecimento do vínculo afetivo entre mães e filhos e para a amamentação. O PL 281 foi aprovado no Senado e precisa agora ser apreciado pela Câmara. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos.
Leia a íntegra da pesquisa DataSenado
Manifestações Hepáticas das Doenças Inflamatórias Intestinais em ...
09/09/2025 , 11:23Para proteger crianças e adolescentes, SBP defende imposto seleti...
08/09/2025 , 10:56Especialista da SBP participa de evento sobre proteção de criança...
08/09/2025 , 10:48PEDCAST SBP: "Uso de fones de ouvido por crianças e adolescentes:...
08/09/2025 , 10:45PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44