Publicado em 16 de março de 2022.
O Supremo Tribunal Federal (STF) discute a possibilidade de extensão do benefício da licença de 180 dias para servidores públicos que se tornem pais solteiros de crianças geradas a partir de técnicas como a fertilização in vitro e a barriga de aluguel. A medida pode ter impactos principalmente no desenvolvimento das crianças. Isso porque do nascer aos seis anos de vida, os seres humanos estão diante de uma janela de oportunidades para o conhecimento. Na chamada primeira infância, a formação das competências humanas encontra o ambiente ideal para o aprendizado devido ao próprio desenvolvimento estrutural do cérebro.
(...) O dr. Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), destaca que apoio e o incentivo paterno contribuem para o aleitamento materno. No período pós-parto, um dos momentos mais cansativos para as mães, é essencial que os pais estejam presentes para dar suporte emocional, quando necessário, e atuar na resolução de tarefas e problemas cotidianos.
“Em casa, o pai pode ajudar a mãe trocando fraldas, acolhendo durante a noite quando há o choro, são coisas que trazem conforto para a mãe, dando condições melhores de enfrentar as dificuldades da amamentação. Estudos mostram que quando o pai é favorável à amamentação, ela acontece de forma mais plena”, diz Santiago.
Leia aqui a íntegra da matéria.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16