Presidente da SBP participa de lançamento da campanha “De Olho nos Olhinhos”, com Tiago Leifert e Daiana Garbin

O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, participou do lançamento da campanha “De Olho nos Olhinhos”, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), no último domingo (17). A iniciativa, promovida pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, tem como objetivo conscientizar a população sobre o retinoblastoma, tipo raro de câncer ocular. A pequena Lua, filha do casal, foi diagnosticada com a doença aos 11 meses de idade.

“A gente quer chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce. Descobrir a doença cedo é fundamental para facilitar o tratamento, porque é um câncer agressivo. Para isso, é indispensável a visita de rotina ao médico. Além disso, também é importante que pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais do retinoblastoma, como o chamado “olho de gato”, um reflexo branco que costuma aparecer nos pacientes, muito semelhante ao efeito visto nos olhos dos felinos quando estão no escuro”, alertou Daiana.

Em sua avaliação, o presidente da SBP ressaltou a relevância da visão para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes. “Durante as consultas de puericultura, a saúde ocular deve ser uma prioridade do pediatra. Problemas não diagnosticados precocemente podem afetar o crescimento dos pequenos. Por isso, a SBP está mobilizada junto a esta iniciativa, reforçando a importância dos cuidados precoces e contínuos com a visão na faixa etária pediátrica”, destacou.

PELO BRASIL - Além da cidade de São Paulo, ocorreram ações da campanha “De Olho nos Olhinhos” em diversas capitais brasileiras entre sábado (16) e domingo (17). As atividades tiveram como público-alvo crianças e adultos, que receberam dicas e orientações fornecidas por médicos e outros profissionais de saúde, todos voluntários.  A ação conta com o apoio institucional da SBP.