Presidente da SBP participa de mesa-redonda sobre doença inflamatória intestinal no 17º Gastroped

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, participou na quinta-feira (30) da mesa-redonda “Doença inflamatória intestinal (DII)”, moderada pela dra. Maraci Rodrigues (SP). Com lotação máxima, a primeira palestra foi conduzida pela dra. Michela Cynthia da Rocha Marmo (PE) sobre “DII de início muito precoce – como diagnosticar e o que esperar da evolução? ”.

De acordo com a médica, o diagnóstico acurado da DII deve ser baseado na combinação da história, exame físico e avaliação laboratorial, endoscopia digestiva alta e videocolonoscopia com histologia e imagem do intestino delgado. Em seguida, dra. Luciana palestrou sobre “A criança que não responde ao imunossupressor – como proceder? ”, onde fez uma atualização sobre o uso de anti-inflamatórios e imunossupressores, quando indicar e quais as drogas disponíveis, além da escolha da melhor terapia.

“É preciso verificar se o paciente é de alto risco, ou seja, se têm algumas patologias como úlcera profunda à avaliação endoscópica; doença perianal; lesões no trato gastrointestinal superior; tabagismo; qualidade de vida ruim; recaídas frequentes; entre outras”, observou.

Logo depois, a dra. Vera Lucia Sdepanian (SP) falou sobre “Terapia nutricional na indução de remissão e na prevenção de recidivas”. Segundo a especialista, a terapia nutricional na DII se divide em três medidas: primária-enteral, usada como medida exclusiva no tratamento da DII ativa (4 a 10 semanas); suplementar-enteral, usada em conjunto com outras terapias (fase ativa ou em remissão), e perioperatória-enteral e/ou parental.

Dra. Vera falou ainda sobre os tipos de dieta enteral: polimérica, à base de proteínas, aligomérica (semi-elementar), à base de oligopeptídeos (di e tripeptideos); e monomérica (elementar), à base de aminoácidos. Para encerrar o ciclo de palestras, os participantes fizeram perguntas e esclarecimentos de dúvidas acerca do tema.

Na sexta-feira (31) está previsto o lançamento do livro “Manual de Residência em Gastroenterologia Pediátrica (1ª edição) – publicação da SBP em parceria com a Editora Manole, no fim da tarde, no estande da Sociedade. O 17º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica, evento da SBP em parceria com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) até o próximo sábado (1/9), em Porto de Galinhas, no Recife (PE).