Presidente do DC de Imunizações da SBP fala sobre sarampo na TV Globo

O infectologista e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, foi um dos entrevistados do programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (21). O tema da reportagem foi sobre o reaparecimento do sarampo no País.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

De acordo com dr. Renato, a vacinação é a única maneira eficaz e segura de se proteger contra a doença.  “O sarampo é uma doença de transmissão respiratória. O vírus, após entrar em nossas vias respiratórias, atinge o nosso sistema circulatório, se expande para diversos órgãos e causa uma inflamação em várias regiões do corpo, levando, especialmente, a problemas respiratórios, às vezes problemas neurológicos, e às lesões de pele características do vírus”, explicou.

O estado de São Paulo enfrenta um surto da doença, com a confirmação recente de 484 casos, dos quais 363 na capital. Por isso, no último final de semana a capital paulista e as cidades da região metropolitana promoveram um dia D da vacinação. Na ocasião, mais de 67 mil pessoas foram imunizadas.

A campanha segue até agosto com a meta de imunizar cerca de 3 milhões de pessoas. O foco da ação é nos jovens entre 15 e 29 anos. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, foi identificada uma carência de imunização nessa faixa etária.
Durante as décadas de 1970 e 80, o sarampo ainda era umas das principais causas de mortalidade infantil no Brasil. A partir de 1999, o Brasil não registrou mais mortes por sarampo. As mortes que só voltaram a acontecer em 2018. (Com informações do G1)

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520