Presidente do DC de Reumatologia da SBP é o novo Professor Titular da Faculdade de Medicina da USP

O presidente do Departamento Científico de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Prof. Dr.  Clovis Artur de Almeida da Silva, foi escolhido na última quinta-feira (5) como Professor Titular da Disciplina de Medicina do Adolescente na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na capital paulista.

“Para nós, da SBP, é uma enorme alegria e orgulho saber que um dos nossos membros de Departamentos Científicos conquistou uma etapa tão importante na Pediatria. Dr. Clóvis é um pediatra de extrema capacidade profissional e que irá contribuir, muito, para o desenvolvimento da Medicina do Adolescente por meio do ensino-pesquisa na FMUSP”, destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Dr. Clovis Artur será o responsável pela Medicina do Adolescente da FMUSP, uma área transversal, que inclui preocupações nas Atenções Primária, Secundária e Terciária do adolescente. O pediatra conta que se preparou durante um ano para o concorrido concurso, dividido em três etapas.

Além da apresentação de um memorial propositivo e reflexivo sobre a sua carreira acadêmica em 30 anos, englobando atividades de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Internacionalização, Inovação, Capitação de Recursos, Gestão e Extensão Universitária, o pediatra também passou por uma prova de erudição sobre doenças crônicas no adolescente e uma arguição, com duração de 5 horas, avaliada por uma banca de cinco professores titulares.

FORMAR LÍDERES – Dr. Clovis formou-se em 1989 em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador (BA). Ele também conclui o Mestrado, em 1997, o Doutorado, em 2001, a Livre Docência, em 2007, e tornou-se Professor Associado da FMUSP, em 2013. Agora, como Professor Titular, será uma liderança agregadora que impulsionará ainda mais novas atividades acadêmicas nacionais e internacionais.

“Escolhi a Medicina com o objetivo de ajudar ao próximo. Porém, ao escolher ser professor foi a missão de formar líderes acadêmicos – médicos, doutores, e pós-doutores – que poderão também estender a sua atuação em outras universidades.  A Medicina de Adolescentes precisa consolidar-se, por exemplo, um plano sistematizado de Medicina de Transição. Assim como, a área de Medicina do Adolescente também tem interdisciplinaridade com pesquisas em sociologia, filosofia, direito, engenharia, matemática, entre outras”, explica.

Ele ressalta que um importante papel de um professor titular é estabelecer parcerias nacionais e internacionais para pesquisas, assim contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para os adolescentes. “Um dos planos importantes é estabelecer melhores formas de aderência ao tratamento”, conclui.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520