Primeira edição de 2019 da revista Residência Pediátrica está no ar

O volume 9, número 1, da revista Residência Pediátrica (RP) já está disponível para leitura e download em português e inglês. Com edições completas divulgadas quadrimestralmente, a publicação é atualizada com novos textos, que podem ser acessados livremente para leitura e download. O objetivo da revista RP é dar mais dinamismo à circulação da produção científica no País, assim como contribuir para a formação acadêmica dos residentes.

ACESSE AQUI OS ARTIGOS DO NOVO VOLUME DA REVISTA RP

A Editoria desta edição, intitulado “Infinito Legado”, ficou a cargo do dr. Sidnei Ferreira, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que homenageia o dr. Gil Simões Batista, falecido em outubro do ano passado. O pediatra era do Conselho Editorial Executivo da SBP.

Já o Caso Interativo discorre sobre o tema “Uma criança com rash e artrite: qual o seu diagnóstico?”. O texto analisa o caso de uma menina de três anos, que chegou ao médico com um aparecimento súbito de manchas vermelhas em membros inferior (MMII). A seção Artigo Original conta com sete textos, sendo que o primeiro relata uma série de casos de pacientes acometidos pela “Deficiência seletiva de IgA”, a imunodeficiência primária mais comum, com prevalência de um para 600 pessoas, em caucasianos. O seguinte, intitulado “Análise do perfil clínico e demográfico da enfermaria pediátrica de um hospital universitário”, avalia o perfil clínico e demográfico das crianças internadas na enfermaria de pediatria de um hospital universitário no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015.

O terceiro texto, “Esteatose hepática em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade”, ajuda a identificar a presença da doença em um grupo de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Também são apresentados na publicação os artigos “Efeitos do corticoide antenatal em prematuros de muito baixo peso”; “Descrição do perfil clínico e epidemiológico do parto prematuro e seus desfechos neonatais”, “A integração precoce dos cuidados paliativos na oncologia pediátrica: um desafio necessário”; e “Avaliação e tratamento da dor no período neonatal”.

No Tópicos Obrigatórios em Pediatria (TOP), os pediatras apresentam o tema “Cuidados paliativos pediátricos, terminalidade e espiritualidade: estamos preparados?”. No artigo é debatido o desafio diário dos pediatras em lidar com crianças que desenvolvem doenças ameaçadoras ou limitantes de vida e suas famílias.

Em Relato de Caso, o artigo “Lactente com histiocitose de células de Langerhans em mastoide” mostra o caso de uma lactente de sete meses com doença em osso mastoide, considerado um sítio especial. O diagnóstico foi suspeitado após tratamento para mastoidite sem resposta.

Já o texto seguinte, “Origem anômala da artéria coronária esquerda a partir da artéria pulmonar”, apresenta um relato de caso para discutir a complexidade diagnóstica da patologia. A doença, que normalmente se manifesta nos primeiros dois meses de vida, ainda é subdiagnosticada devido à dificuldade de interpretação dos seus sintomas.

No último relato, os autores explicitam um episódio de infecção fúngica superficial da haste capilar e dos folículos do couro cabeludo denominada Kerion celsi. O problema é uma manifestação grave da Tinea capitis, uma intensa resposta imune à infecção causada pelo fungo Microsporum canis.

Já em Artigo de Revisão, “Microcefalia: semiologia e abordagem diagnóstica”, traz uma contextualização da doença à luz das atualizações evidenciadas em 2015, a partir do surto de microcefalia ocorrido em Pernambuco. Apesar de uma importante parcela dos diagnósticos estar diretamente ligada à infecção congênita pelo Zika vírus, o resumo ressalta que a doença tem etiologia complexa e multifatorial. No artigo, são discutidos o conceito, epidemiologia, semiologia e causas da microcefalia com base numa revisão detalhada da literatura.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre a revista RP, acesse as redes sociais da publicação: Instagram, Facebook, LinkedIn e SoundCloud.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520