Aumentar e otimizar o número de pessoas capazes de atender de forma sistematizada o recém-nascido na sala de parto. Esse foi um dos objetivos dos cursos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – em parceria com a Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS), Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS) e a LDS Church – no município de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Entre 22 e 24 de setembro, o Programa de Reanimação Neonatal (PRN-SBP), capacitou 58 profissionais para garantir o primeiro atendimento apropriado e a preservação da qualidade de vida do recém-nascido.
No período, o Curso de Reanimação Neonatal – coordenado pelas dras. Carmen Figueiredo e Ana Paula Lanza Paes – foi ministrado em modalidades. “A importância na sequência de treinamento foi capacitar os participantes a reconhecer o bebê que não nasce bem e realizar o atendimento desse recém-nascido, ajudando-o a iniciar respiração efetiva no primeiro minuto de vida, o chamado golden minute (minuto de ouro), revertendo o quadro de asfixia no nascimento ou minimizando as consequências da asfixia”, explica a dra. Carmen.
Entre os temas abordados, os participantes receberam informações sobre: preparo para a recepção do recém-nascido; avaliação do RN ao nascimento, reconhecendo o bebê que nasce com boa vitalidade e aquele que ao nascer não está vigoroso e necessita de ajuda do profissional para iniciar a ventilação adequada; ventilação pulmonar; intubação traqueal; massagem cardíaca e administração de medicações, na reanimação neonatal.
CARÊNCIA – Dra. Ana Paula explica que os profissionais que participaram do curso foram selecionados por atuarem em localidades carentes de recursos e com dificuldades de participarem de outros cursos de treinamento em grandes centros, devido à distância. A especialista destaca que, com o apoio da SES/MS em identificar, contactar e viabilizar a vinda dos profissionais de áreas remotas do Estado até a capital, foi possível capacitar pessoas de diferentes cidades, como: Amambaí, Aral Moreira, Costa Rica, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Fátima do Sul, Figueirão, Iguatemi, Ladário, Miranda, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sidrolândia e Três Lagoas.
“Isso nos mostrou a necessidade de aprimorar os conhecimentos destes profissionais e batalhar por recursos que viabilizem um bom atendimento em suas localidades de atuação. Nosso principal objetivo é reduzir a mortalidade e morbidade neonatal por asfixia com a capacitação oferecida”, afirma.
APOIO – As coordenadoras destacam que o sucesso da iniciativa só foi possível com a união e esforço de vários especialistas, como a participação e acompanhamento das dras. Rossiclei de Souza Pinheiro e Marynéa Silva do Vale. Elas apontam ainda o apoio das coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco Almeida e Ruth Guinsburg, e da presidente da SPMS, dra. Carmen Lúcia de Almeida Santos, na organização e execução do curso.
“O grupo de Instrutores da Reanimação Neonatal da SPMS, filiada da SBP, segue mais unido e firme na missão de disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte, estabilização imediata após a reanimação. Seguimos com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal no Estado do Mato Grosso do Sul”, conclui dra. Carmen.
Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38PRN-SBP: 178 profissionais são treinados em Governador Valadares ...
23/06/2025 , 16:44JPed: acesse os informativos do Reporte Semanal de maio de 2025
23/06/2025 , 13:47PED CAST SBP: "Vacinação contra o sarampo"
23/06/2025 , 13:33Dermaped 2025: em agosto, Minas receberá o maior encontro da derm...
23/06/2025 , 10:5325º Fórum da ABP: especialistas discutirão a relação entre o meio...
20/06/2025 , 14:16