O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) capacitou 159 profissionais de saúde em reanimação neonatal e transporte do recém-nascido de alto risco no Hospital Central de Maputo. Os instrutores brasileiros e o representante da embaixada do Brasil, ministro Conselheiro Rômulo Neves foram recebidos pelo diretor do hospital Dr. Mouzinho Saide. Foram treinados médicos e enfermeiros que atuam na Grande Maputo e no Hospital Central da cidade – o maior hospital público de Moçambique, na África, onde, em 2022, ocorreram 8.681 partos.
“É o hospital de referência para onde são encaminhados os bebês que necessitam cuidados neonatais especializados”, comenta a coordenadora da ação do PRN-SBP em Moçambique, dra. Marcela Damásio.
Na segunda feira (13) foram treinados 71 profissionais em reanimação neonatal. Já nesta terça-feira (14), foram treinados 88 profissionais, sendo 42 em reanimação neonatal e 46 em transporte do recém-nascido de alto risco. Todos os participantes receberam certificado e a formação dos instrutores de Maputo ocorrerá no dia 16 antes do retorno da delegação brasileira.
“O componente neonatal é responsável por cerca de 60% da mortalidade infantil, tanto em Moçambique quanto no Brasil. Assim, capacitar e qualificar os profissionais que assistem os recém-nascidos ao nascimento pode ter um grande impacto na redução da mortalidade neonatal em Moçambique, cuja taxa é de 26/1000 nascidos vivos”, explica a dra. Marcela.
Essa capacitação, missão oficial do governo brasileiro, é organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com apoio da Associação Moçambicana de Pediatras e tem como objetivo apoiar a implementação do Programa Moçambicano de Reanimação Neonatal, que será conduzido por profissionais moçambicanos e adaptado às necessidades do país.
Nesta quarta-feira (15), encerrando a missão, ocorrerá no Centro Cultural Brasil- Moçambique (Instituto Guimarães Tosa), um Seminário de Encerramento sobre os cuidados com os bebês prematuros. Em seguida, o 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, participará da doação de manequins negros, ventiladores e material didático à Associação Moçambicana de Pediatras (AMOPE).
“Espera-se que já no curto prazo os profissionais capacitados em Nampula, Beira e Maputo comecem a multiplicação do conhecimento para que chegue a todo bebê moçambicano garantindo um nascimento seguro”, elucida dr. Edson.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12