Produção voltada às famílias e intercâmbio com outras entidades estão entre as metas dos DCs da SBP

As perspectivas e metas de trabalho dos 32 Departamentos Científicos (DCs) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para a gestão 2019-2022 estiveram no centro dos debates da primeira reunião realizada entre a diretoria-executiva da entidade e os presidentes de cada comitê, nos dias 9 e 10 de agosto, em São Paulo (SP). Na oportunidade, os especialistas puderam trocar experiências de atuação, além de delimitar novas áreas de interseção de conhecimento para ampliar a realização de ações conjuntas

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A LISTA DE PARTICIPANTES DA REUNIÃO.

Segundo o diretor de Departamento Científicos da SBP, dr. Dirceu Solé, a composição técnica de cada conselho científico – integrado por docentes universitários e profissionais com apurada expertise na área – garante a qualidade do conteúdo de atualização elaborado pelos grupos para os cursos e eventos da entidade. Além disso, são os profissionais dos DCs que detectam muitos dos problemas e incongruências existentes na assistência e sugerem políticas públicas encampadas pela SBP junto ao poder público.

“Esperamos produzir ao menos o mesmo volume de publicações científicas desenvolvido na gestão anterior, uma vez que contamos com renovação aproximada de 45% dos especialistas. O intuito é disponibilizar informação precisa e atualizada para o pediatra e, na medida do possível, facilitar o acesso a esse conteúdo, seja em consultório, prontos-socorros ou na Unidade Básica de Saúde (UBS)”, afirmou dr Dirceu Solé.

FAMÍLIAS - Durante o encontro, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, ressaltou também a necessidade de intensificar a produção voltada às famílias. Na sua avaliação, um dos papeis prioritários da Sociedade é levar informação de credibilidade à população e desmistificar boatos relacionados à saúde de crianças e adolescentes.

“A atual gestão coloca à disposição dos Departamentos ferramentas que podem ser bastante úteis para auxiliar na orientação em dúvidas do dia a dia tanto do pediatra, que atua em atendimentos da Atenção Básica, quanto das famílias brasileiras. Entre as principais, temos aulas de Educação à Distância (EAD), sites com linguagem adaptada à população, campanhas de engajamento no Instagram e Facebook, editoração de notas técnicas e documentos, além de visibilidade em veículos da grande imprensa”, exemplificou.

Dra. Luciana Silva também incentivou o fortalecimento das colaborações com outras entidades médicas de especialidades brasileiras e internacionais, como a Associação Latino-americana de Pediatria (Alape) e European Society for Paediatric Gastroenterology Hepatology and Nutrition (ESPGHAN). Segundo ela, a articulação é fundamental por atrair cursos e especialistas de renome para o País, estimulando o intercâmbio de informações inovadoras.

GENÉTICA - Na ocasião, uma das novidades anunciadas foi o lançamento do Curso EAD de Genética Clínica, elaborado em conjunto com o laboratório GeneOne e a editora Manole Educação, que estará disponível gratuitamente a todos os associados adimplentes da SBP em agosto. Outra importante decisão compartilhada no encontro foi a de atualizar o Tratado de Pediatria, que atualmente está em sua quarta edição.

Além disso, também foram destacadas a realização do 1° Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental em Pediatria e do 2º Simpósio Brasileiro de Aleitamento Materno, que ocorrem simultaneamente ao 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, de 9 a 12 de outubro, em Porto Alegre (RS); além do 15° Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, realizado de 13 a 16 de novembro, em Maceió (AL).

Na reunião também estiveram outros membros da atual diretoria da SBP. Acompanharam os debates, o 1º vice-presidente, Clóvis Constantino; o 2º vice-presidente, Edson Liberal; a 1ª secretária, dra Ana Zöllner; a diretoria de Cursos e Eventos, dra Lilian Sadeck; e o coordenador da Diretoria de Ensino e Pesquisa, dr Cláudio Leone.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520