O professor emérito da Universidade de Brasília dr. Dioclécio Campos foi homenageado nesta terça-feira (18), pelo trabalho dedicado à medicina pediátrica e à concretização da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA), a ser inaugurada em breve, em novo espaço do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A unidade será destinada à formação de profissionais especializados no atendimento ao público infantojuvenil.
A celebração ao dr. Dioclécio foi marcada pela emoção, com agradecimentos de representantes da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília por toda a dedicação e compromisso do professor com a criança eo adolescente.
A Sociedade Brasileira de Pediatria sente-se honrada em ter o ilustre pediatra na galeria de seus ex-presidentes e membros mais ilustres. Nascido em Uberaba (MG), dr. Dioclécio formou-se pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1966, e fez, a seguir, a residência em pediatria no Instituto Fernandes Figueira – RJ. Em 1971 concluiu o Mestrado em Pediatria, na Université Libre de Bruxelles (ULB), na Bélgica.
Sua carreira acadêmica acumula passagens como professor adjunto de pediatria e, posteriormente, diretor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP), ocasião em que organizou o serviço de pediatria do Hospital de Base daquela instituição.
Em Brasília, foi coordenador da pediatria e instrutor da residência médica do Hospital Sarah Kubitschek. No Ministério da Saúde, coordenou nacionalmente o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC) e foi Secretário Executivo.
Em 1996, tornou-se professor titular de Pediatria da UnB. Durante longo período, esteve à frente do programa de residência médica do Hospital Universitário de Brasília. Entre 2011 e 2012, exerceu o cargo de secretário de governo na Secretaria da Criança do Distrito Federal.
Foi presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), na gestão 2000-2001. Como presidente da SBP (Gestões 2004-2007 e 2007-2010), elaborou o anteprojeto de lei para ampliação da licença-maternidade para seis meses e o entregou à senadora Patrícia Saboya, que conseguiu sua aprovação no Congresso Nacional em 2008.
Tomou posse na Academia Brasileira de Pediatria (ABP) em 2014, onde ocupa atualmente a cadeira nº 12, cujo Patrono é o dr. Décio Martins Costa (1900-1963).
Fontes: Secom/UnB; SBP.
Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25Hemoderivados: indicações em Neonatologia
03/07/2025 , 08:17Famílias em Pauta discute o tema “A criança que não come: o que f...
02/07/2025 , 14:07Mais moderno e acessível, portal Pediatria para Famílias é relanç...
02/07/2025 , 14:02