Atualizado a cada cinco anos, o “Manual do Instrutor” já está disponível em nova edição. O conteúdo dá suporte aos cursos do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) e é exclusivo para instrutores, seguindo as Diretrizes da Reanimação Neonatal 2022 - que tem como base as recomendações do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR).
A SBP já enviou exemplares para mais de 600 instrutores por todo o Brasil e o material vem sendo utilizado nos cursos desde o dia 1º de agosto. Nesta nova edição, os alunos terão acesso a duas aulas teóricas atualizadas: “Passos iniciais e ventilação com pressão positiva (VPP) com máscara” e “Reanimação avançada”, do curso de reanimação para médicos; e “Passos iniciais e VPP com máscara” e “Auxiliando na reanimação avançada”, do curso para profissionais da saúde. O material agora contará também com cinco aulas práticas.
As coordenadoras nacionais do PRN-SBP, dra. Maria Fernanda Branco de Almeida e dra. Ruth Guinsburg, explicam que os conteúdos sobre ventilação – procedimento mais importante da reanimação do recém-nascido em sala de parto –, são amplamente desenvolvidos no manual e contam com mais de duas horas de treinamento prático.
Elas pontuam que, no Brasil, dois em cada 10 recém-nascidos não choram ao nascer; um em cada 10 precisa de VPP; dois em cada 100 precisam de intubação traqueal; e um a três RN a cada 1000 precisam de procedimentos de reanimação avançada. “Trata-se de um material necessário e sua disseminação é fundamental para promover a atuação sincronizada e comunicação efetiva para favorecer a assistência qualificada aos bebês. A atualização deste manual é um importante passo para a educação continuada dos pediatras brasileiros, proporcionada pela SBP”, destacam.
35 anos do ECA: dra. Rachel Niskier revisita marcos e desafios na...
30/07/2025 , 15:03Filiadas da SBP celebram Dia do Pediatra com ações em todo o País...
29/07/2025 , 16:51Presidente da SBP participa do III Congresso Sergipano de Pediatr...
29/07/2025 , 16:37Dia do Pediatra: Live da SBP reforça o papel da especialidade na ...
29/07/2025 , 16:13Atresia Biliar
29/07/2025 , 09:31PED CAST SBP: "Crianças e adolescentes com ansiedade: o que fazer...
28/07/2025 , 10:08