A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) realizou um novo treinamento de pediatras no curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS, sigla em inglês), do Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A atividade, realizada em abril na sede da filiada, em Belém (PA), teve como objetivo preparar os especialistas no reconhecimento precoce e atendimento adequado de crianças e adolescentes com iminente risco de morte ou parada cardiorrespiratória.
De acordo com a dra. Aurimery Gomes Chermont, coordenadora estadual do PALS, capacitar toda a equipe multiprofissional a fazer o reconhecimento de uma criança criticamente enferma é extremamente importante e pode ser a diferença entre a vida e a morte de um bebê.
“Em Belém não existe pronto socorro pediátrico e a maior parte das clínicas que possuíam urgências e emergências fecharam. Basicamente, as Unidades de Pronto Atendimento são as que mais recebem os casos. Contudo, a maioria dos profissionais não é treinada, então não estão preparados para atender uma criança nessas condições. Por isso, essa capitação é urgente e necessária”, explica a dra. Aurimery.
PROGRAMA – Com carga total de 16 horas, o curso é composto por diferentes módulos teóricos e práticos, com a apresentação de videoaulas, discussão de casos clínicos e realização de manobras em manequins que simulam situações reais da assistência a vítimas em situações agudas.
Ao final do segundo dia de aulas, os alunos são submetidos a provas que avaliam o aprendizado teórico e a capacidade de executar na prática todos os procedimentos ensinados. O treinamento foi feito pelas instrutoras do PALS do Pará, dra. Patricia Carvalho e dra. Marina Gabay.
HISTÓRICO – Desde 1998, o PALS integra o quadro de ações da SBP para fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Após 20 anos de história, o programa possui 19 polos de treinamento espalhados pelo País, com 297 instrutores credenciados. Ao todo, desde sua criação, já forneceu qualificação em ressuscitação de crianças e adolescentes a mais de 13 mil especialistas.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53