Programa de Reanimação Pediátrica da SBP treina novos profissionais no Mato Grosso do Sul

A Sociedade de Pediatria do Mato Grosso do Sul (SPMS) treinou mais alguns profissionais de saúde, entre enfermeiros e médicos com especialidades diversas no curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS, em inglês). A atividade ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro, na sede da Associação Médica do Mato Grosso do SUL, em Campo Grande.

O curso integra o Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e teve duração de 18 horas. Na oportunidade, os especialistas foram preparados para o reconhecimento precoce e atendimento adequado de crianças e adolescentes com iminente risco de morte ou parada cardiorrespiratória.

“Os profissionais são preparados para reconhecer e intervir em situações de emergências respiratórias, circulatória e parada cardiorrespiratório (PCR), utilizando dinâmicas de equipe de alto desempenho, bem como a exploração das habilidades individuais de todos os profissionais participantes”, explica a dra. Silvia Yonamine, instrutora do PALS responsável pela realização da atividade.

Durante o curso, os especialistas estudaram assuntos como o Suporte Básico de Vida; abordagem e tratamento de emergências respiratórias; eletroterapia e distúrbios do ritmo em pediatria; abordagem do choque e abordagens de vias de acesso para fazer medicação, principalmente a vida intraóssea, entre outros.

Além disso, simularam os casos mais comuns em prontos-socorros infantis para treinar o atendimento dos pacientes com patologias graves. Além da dra. Silvia, os outros instrutores do PALS presentes no evento foram as dras. Christina Fleury; Delmina Campagna, e os drs. Fábio Lopes, Mauro Moura e Rômulo Kuroda.

HISTÓRICO –  Entre julho de 2017 e novembro de 2018, mais de cem profissionais foram aprovados no PALS nos polos da região Centro-Oeste (GO, MS e DF), sendo 48 dos especialistas oriundos do Mato Grosso do Sul. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo PALS/SBP, acesse o site: http://www.sbp.com.br/especiais/pals/

http://www.sbp.com.br/especiais/pals/

O PALS integra o quadro de ações da SBP desde 1998, que visa fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica. Ao longo desses 20 anos, o programa instalou 19 polos de treinamento espalhados pelo País, proporcionando capacitação em ressuscitação de crianças e adolescentes, tendo treinado mais de 10 mil pediatras.