Programa de Residência do Martagão Gesteira forma novos pediatras

A pediatria baiana ganhou reforço com a conclusão de mais uma turma de residentes do Hospital Martagão Gesteira. A solenidade de entrega do título de especialista, no último sábado (24), contou com a participação da presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Dolores Fernandez. A turma de 12 pediatras e um cirurgião pediatra foi coordenada pelo professor Cefas Gonçalves Pio.

Ao destacar a importância da residência em Pediatria, dos preceptores e dos professores, Dolores Fernandez parabenizou os novos especialistas e propôs a realização de um congresso de residências médicas com foco na Pediatria.

A pediatra também falou sobre o papel do associativismo para o fortalecimento da categoria, fazendo um convite para que os jovens formandos se associem à Sobape e à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Dolores destacou o depoimento da pediatra Maria Aparecida Gomes, do município de Jacobina: “Ela disse que é associada e fará de tudo para a filha Cecília Gomes se associar, o que é fundamental para os profissionais”.

MEMÓRIA - “Olhando para vocês, lembro nitidamente de quando participava dos serões de pediatria promovidos por dr. Eliezer Audíface aqui no Martagão, momentos de muito aprendizado”, contou, parabenizando a instituição e os preceptores por manterem o ensino da Pediatria para a formação de novos profissionais.

“O argumento de que os serviços não contratam pediatras porque não os encontra no mercado já está mudando e vamos sempre lutar para que a criança seja atendida por pediatra em qualquer serviço de saúde. Toda criança tem que ter um pediatra pra chamar de seu”, defendeu, parabenizando o neuropediatra do Martagão, Camilo Vieira, um dos preceptores.

A presidente da Sobape destacou que, além do conhecimento científico, os profissionais saem da residência sabendo acolher a família, sobretudo nos momentos mais difíceis.

Além de fazerem referência às preceptoras Renata Cruz e Camila Alencar Viena Rodrigues, os novos pediatras reservaram um momento para homenagear as crianças, lembrando “que elas são a razão para a Pediatria existir”.

*Com informações da assessoria de imprensa da Sobape.