Programação robusta e sucesso de público são destaque na abertura do 3º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas

Com todas as salas lotadas, na manhã de quinta-feira (24) foi celebrada a abertura do 3º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), no Rio de Janeiro (RJ). O evento alcançou cerca 1.700 inscritos e mais de 650 trabalhos científicos foram enviados à organização.

Participaram da solenidade, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, através de mensagem de vídeo; a dra. Kátia Telles Nogueira, presidente do evento; o vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal; o presidente da Soperj e 3º secretário SBP, dr. Claudio Hoineff; o presidente da Comissão Científica do congresso e do Departamento Científico de Emergência da SBP; dr. Sérgio Luís Amantéa; além da presidente do Departamento Científico de Emergências da Soperj, dra. Paula de Camargo Traldi.

“Tenho certeza de que, ao final desse grande evento, todos teremos diversos pontos a mais de conhecimento científico em nossas cabeças.  E as crianças, adolescentes e recém-nascidos terão uma atenção muito melhor e mais atualizada, a partir dos debates sobre temas tão relevantes travados nas diversas conferências e mesas redondas que estão sendo realizadas nesse congresso”, afirmou o presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, em sua mensagem de vídeo.

O dr. Edson Liberal destacou seu contentamento em ver o auditório lotado para um momento de renovação de conhecimento. “Agradeço ao dr. Clóvis pelo seu trabalho excepcional na SBP; ao Cláudio e toda a equipe da Soperj; à dra. Kátia; ao dr. Sérgio pelo brilhante trabalho em seu DC; e à dra. Paula, essa jovem médica à frente do DC na Soperj. Além disso, a todos os professores, funcionários e colaboradores da SBP; e, certamente, a todos os congressistas, que são a razão desse evento acontecer”.

A alegria pela realização do evento no Rio de Janeiro mereceu destaque na fala do dr. Claudio. “A Soperj tem a honra de fazer parte desse evento, que tem imensa relevância científica, recebendo palestrantes nacionais e internacionais e uma grade elaborada com muito cuidado a todos os congressistas”, comemorou dr. Claudio. O dr. Sérgio Luís também celebrou o sucesso do evento após as adversidades enfrentadas. 

“Foram três trocas de datas, por conta do cenário epidemiológico da covid-19. E a programação científica precisou ser repensada, porque surgiram novos cenários que precisavam ser contemplados. O desafio foi muito grande, mas, com o apoio da SBP e da Soperj, conseguimos e as nossas expectativas em relação ao número de inscritos foram superadas”, analisou.