Projeto sobre Teste do Pezinho Estendido, coordenado pelo presidente do Departamento de Imunologia da SBP, é indicado ao Prêmio Euro 2020

O projeto desenvolvido pelo Laboratório de Imunologia Humana da Universidade de São Paulo (USP) e capitaneado pelo presidente do Departamento Científico de Imunologia Clínica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Antônio Condino-Neto, sobre “Rastreamento das Imunodeficiências Primárias no Teste do Pezinho Estendido” está indicado ao Prêmio Euro 2020 – Inovação em Saúde.

Dentre as mais de 1.600 iniciativas inscritas, a ação consta entre os 100 projetos selecionados para concorrer à próxima fase da premiação, que visa reconhecer e incentivar a comunidade médica do Brasil na busca por soluções inovadoras com resultados e ganhos para a qualidade de vida e bem-estar dos brasileiros.

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NO PROJETO

De acordo com o dr. Antônio Condino-Neto, o projeto de rastreamento das imunodeficiências primárias consiste num teste de imunidade para recém-nascidos, que funciona como complemento tecnológico ao já conhecido Teste do Pezinho. O objetivo é identificar de maneira precoce a existência de imunodeficiências, atualmente denominadas Erros Inatos da Imunidade (EII), um grupo de patologias que compreendem mais de 360 doenças.

“As manifestações dos EII são caracterizadas por infecções de repetição de início precoce e evolução catastrófica. Há susceptibilidade para o desenvolvimento de câncer, desregulação imunológica com formas extremas de alergia, doenças autoinflamatórias ou autoimunidade. No Brasil, o número estimado é de 20 mil casos, contudo cerca de 90% deles ainda não foram diagnosticados”, explica o dr. Condino.

Segundo informa o especialista, o teste desenvolvido no Laboratório da USP – e adaptado para a realidade do Brasil – tem sensibilidade e especificidade superior a 95% e detecta as formas mais graves de EII. A ferramenta já foi reconhecida e codificada pela AMB, e permite o diagnóstico e tratamento precoce do problema, revertendo as mortes – com índice de 100% quando ocorre no primeiro ano de vida – em cura de 90% dos casos.

“A grande expectativa sobre o Prêmio Euro 2020 é conseguir dar mais visibilidade ao Teste do Pezinho Estendido. É fundamental que esse exame seja incorporado universalmente, na saúde suplementar e pública, uma vez que a detecção dos EII no paciente recém-nascido é a diferença entre vida e morte. Por tratar diretamente da saúde de milhares de pacientes pediátricos, eu convido todos os pediatras a votarem no projeto”, conclamou o dr. Antônio Condino-Neto.

Nesta segunda fase, está apta a votar apenas a comunidade médica do Brasil, ou seja, todos os médicos em atuação no País. Serão premiados os 11 projetos mais votados e, na 3ª fase, caberá novamente à comunidade médica eleger o Grande Vencedor do Prêmio Euro - Inovação na Saúde. No total, serão dez prêmios de 50 mil euros e um prêmio de 500 mil euros para o Grande Vencedor. 

DOCUMENTO CIENTÍFICO – Em 2017, o Departamento Científico de Imunologia Clínica da SBP lançou um documento científico sobre Triagem Neonatal para Imunodeficiências Primárias. No texto, são abordadas questões como a Imunodeficiência Combinada Grave (do inglês, SCID – Severe Combined Immunodeficiency) e a Agamaglobulinemia. Além disso, são apresentados os tratamentos disponíveis no Brasil, entre outros temas relacionados. Para acessar a publicação e obter mais informações sobre o assunto, clique aqui


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520