Prorrogado até 30 de abril prazo para submissão de trabalhos no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência


Foi prorrogado até o dia 30 de abril o prazo para submissão dos trabalhos científicos para o 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio, em São Paulo (SP). Para efetuar a inscrição de trabalhos científicos (resumos) será necessário informar o e-mail e a senha de acesso de um dos autores, definidos durante o preenchimento da ficha de inscrição no evento.

INSCREVA AQUI O SEU TRABALHO.

No momento da inscrição, o autor deverá informar a opção de apresentação dos trabalhos: formato oral, pôster comentado ou pôster, sendo que os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de pôster. Revisões Sistemáticas e Metanálise poderão ser submetidas, mas não serão aceitas revisões de literatura que não contemplem esta metodologia.

A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos de acordo com normas científicas específicas (com autonomia para modificar a opção de apresentação do trabalho, o que se compromete a comunicar com antecedência aos autores) e classificá-los segundo estas normas. Os autores dos  melhores Resumos serão contatados pela Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Adolescência, sendo convidados a enviar sob a forma de artigo completo, para posterior publicação na Revista Saúde UNG (http://revistas.ung.br/index.php/saude/about/submissions#authorGuidelines).

Os autores selecionados, que assim desejarem, deverão submeter seus artigos na íntegra nas normas da Revista Saúde UNG que procederá à avaliação necessária à futura publicação.

ELABORAÇÃO – O trabalho inscrito deverá ser inédito, isto é, não ter sido publicado ou apresentado em qualquer outro congresso nacional. O resumo deverá ser estruturado segundo o tipo de pesquisa e contemplar os seguintes itens:

·         Trabalhos originais, Revisões Sistemáticas e Metanálises, Revisões Integrativas e Revisões Críticas: Objetivo; Métodos; Resultados e Conclusão.

·         Relato de caso clínico: Introdução; Descrição do caso; Discussão e Conclusão.

·         Experiências exitosas: Introdução/Proposta; Métodos; Resultados e Análise dos Dados Atuais; Limitações; Expectativa de Resultados Futuros.

Os trabalhos submetidos à Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) devem mencionar o número do processo no resumo. Apenas projetos que tenham sido apresentados ao CEP poderão concorrer à premiação no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, com exceção de experiências exitosas.

O resumo deverá ter no máximo 300 palavras, não sendo aceitos gráficos, tabelas, imagens ou caracteres especiais no texto. Não serão aceitas as inscrições dos resumos de trabalhos científicos enviadas por correio eletrônico, fax, correio regular ou outra forma qualquer diferente que não seja pelo site do evento.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do Congresso e os autores serão notificados por e-mail.

INTERAÇÃO – De acordo com a presidente do Congresso, dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle, a apresentação dos Temas Livres, de forma oral, acontecerá antes de cada mesa-redonda ou atividade pertinente, com a função de ‘provocação’ para o que se realizará.

“Serão escolhidos temas que tenham relação com o que será abordado e se pretende. Assim, além de se valorizar a produção científica na área, se incentivará a promoção do conhecimento e do reconhecimento da multiplicidade de grupos que atuam com adolescentes e que, muitas vezes, ficam invisíveis na nossa sociedade”, ressalta.

Para ela, o evento será palco de muita interação, de modo proveitoso, agradável e produtivo. “Convido todos a participar deste Congresso. Desejo que seja um marco na atualização e consolidação de conhecimentos que permitam sempre o melhor atendimento e acompanhamento de nossos adolescentes e jovens, em todos os cenários onde estejam inseridos, por todos os profissionais e das mais diversas qualificações”, destaca.