Prorrogado até 30 de março o prazo para envio de trabalhos científicos para o 13º Cobrapem

Foi prorrogado até o dia 30 de março o prazo para submissão de trabalhos científicos para o 13º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia Pediatria (Cobrapem). O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), acontecerá entre os dias 29 de maio e 1º de junho, na Costa do Sauípe (BA) sob o tema “Medicina e humanidades: a contribuição da endocrinologia pediátrica”.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUBMISSÃO DO TRABALHO

Os trabalhos poderão ser apresentados nos formatos apresentação oral ou pôster. Em ambos os casos, o autor deverá estar inscrito no Congresso. Além disso, o resumo do trabalho deverá contemplar os itens introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão. O resumo deverá ter entre no mínimo 200 e no máximo 350 palavras, não sendo aceitos gráficos, tabelas, imagens ou caracteres especiais.

As inscrições dos trabalhos podem ser feitas para as áreas de crescimento; puberdade; metabolismo ósseo; diabetes mellitus; genética; hipófise; adrenal; obesidade; metabolismo; hipoglicemia; lipídeos; distúrbios da diferenciação sexual; tireoide; outros.

A divulgação dos trabalhos aceitos será feita por meio do site do Congresso, no dia 18 de abril, informando o seu modo de apresentação. Na modalidade apresentação oral, os trabalhos com maior pontuação serão apresentados em grupos. Cada autor-apresentador terá oito minutos para expor, com posterior discussão. Já na modalidade pôster, os trabalhos aprovados ficarão expostos nos dias 30 de maio e 1º de junho. O pôster será fixado até as 10h e retirado às 18h.

PARA CONFERIR AS NORMAS NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SOBRE O EVENTO – O Cobrapem é realizado a cada dois anos e tem como objetivo ser um instrumento de educação continuada, permitindo a atualização dos endocrinologistas pediátricos sobre as pesquisas mais recentes da área. Além disso, o evento também representa um espaço para divulgação de trabalhos científicos e a oportunidade para se fazer novos contatos, permitindo a divulgação da especialidade para médicos e profissionais da saúde. 

"O evento é aberto a todos aqueles que participam do cuidado de crianças e adolescentes com distúrbios endócrinos, como dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, além dos médicos residentes nas áreas afins, pós-graduandos e acadêmicos de medicina. Estamos estimando a participação de mais de mil especialistas, tanto brasileiros como de outros países da América do Sul”, declara o presidente do evento e do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio Dantas Alves.

Na grade científica estarão presentes assuntos como “Diabetes melito neonatal”; “Tratamento emergente para o raquitismo hipofosfatêmico ligado ao X”; “A criptorquidia”; “Displasias esqueléticas”; “A biologia molecular na endocrinologia pediátrica”; “Dislipidemia”; “Distúrbios de diferenciação sexual”; “Tumores intracranianos com repercussão endócrina”; “Síndromes genéticas”; entre outros.