Relatório de Gestão | Veja a conquistas alcançadas pela diretoria da SBP entre 2016 e 2022

As conquistas alcançadas pela diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ao longo de seis anos podem ser conferidas no Relatório de Gestão disponibilizado no site da instituição a partir desta segunda-feira (23). Composto por 200 páginas, o livro apresenta gráficos, imagens e detalhamento de todas as ações realizadas entre 2016 e 2022.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO DE GESTÃO

No editorial, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, conta que um dos maiores desafios que teria pela frente era unificar os pediatras e lutar pelo reconhecimento da especialidade bem como pelo direito de um atendimento igualitário e justo nos cuidados da saúde das nossas crianças, adolescentes e de suas famílias.

“Foi pensando nesse primeiro momento de tantos desafios que nossa diretoria – sempre unida, íntegra e participativa – lançou a campanha “Eu, pediatra: cuidando do futuro do Brasil”. Nessa premissa, conseguimos trazer os pediatras de todo o País para mais perto da nova SBP. Esse processo nos permitiu falarmos de forma mais próxima com nossos colegas e ouvir seus anseios profissionais”, diz trecho da mensagem.

No texto, dra. Luciana destaca ainda outras ações realizadas tais como a ampliação da produção científica feitas pelos Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho e a série de eventos presenciais que contribuíram para a atualização dos pediatras nos quatro cantos do Brasil. Ela também lamentou a perda dos pediatras que trabalham na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

“Não podemos deixar de ressaltar quão imensuráveis e dolorosas são as perdas acumuladas nesses mais de dois anos de pandemia. Perdemos mais de 650 mil pessoas para a covid-19 no Brasil, entre elas, dezenas de pediatras. Deixo aqui as minhas sinceras condolências a todas as famílias que perderam entes queridos vítimas da doença”, diz outro trecho do editorial.

Por fim, dra. Luciana agradece o empenho de todos os diretores e aos pediatras brasileiros pela confiança no trabalho. “Sinto-me realizada e honrada por ser parte dessa congregação e por partilhar momentos que levarei por toda a minha vida. Obrigada a cada um de vocês, pediatras brasileiros, pela confiança em nosso trabalho e por me permitir liderar a especialidade médica mais dedicada do Brasil”, finaliza a mensagem.

DEPOIMENTOS – Os demais diretores também fizeram uma avaliação do trabalho realizado nas duas gestões. Para o 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, o período foi de grande responsabilidade, uma vez que a gestão primou pelo debate e ampla reflexão para as tomadas de decisões a serem irradiadas para todo o Brasil.

“Trabalhar para que milhares de pediatras brasileiros de todas as regiões deste país/continente tivessem acesso à atualização científica, às informações ininterruptas surgidas no planeta sobre a pandemia e a quaisquer assuntos inerentes à saúde das crianças e adolescentes tem sido uma tarefa árdua, mas gratificante”, pontuou.

O 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, destacou a forte atuação da SBP na defesa dos interesses das crianças, dos adolescentes e de suas famílias, estando sempre atenta às políticas públicas que não trazem benefícios para o público infantojuvenil.

“Nesse sentido, o ponto alto foi a nossa insistência para iniciar, o mais depressa possível, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e de 11 a 17 anos de idade contra a covid-19. Defendemos ainda as políticas para a prevenção de violência e acidentes; sobre a qualidade da alimentação; do uso racional da internet e das mídias sociais; da classificação indicativa; e muitas outras (...) De fato, realizamos uma gestão transparente, ética e participativa, pautada na verdade, no trabalho em equipe e colocando sempre o pediatra em primeiro lugar”, destacou em sua mensagem.

Secretário geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira disse que o grande desafio imposto pela pandemia de covid-19 foi o trabalho remoto on-line. “Reunir, criar, produzir, publicar, atualizar, protestar, alertar; um verdadeiro e difícil desafio para uma sociedade tão grande, plural, criativa, produtiva e evolutiva como a nossa. Nossos valorosos funcionários e nossas excelentes assessorias também em home-office; vencemos, todos nós, com eficácia e muito trabalho, o referido desafio”, salientou.

Na sua avaliação, muito foi feito nesse mais de um século pelas gestões anteriores, mas ainda há muito a ser feito e sempre haverá. “A história da pediatria foi e continua sendo escrita por nomes conhecidos, mas também por anônimos pediatras que, com dedicação e amor à profissão e ao seu semelhante, cuidam das nossas crianças e adolescentes, escrevendo a cada dia uma linha da gloriosa história da pediatria”, observou.

A 1ª secretária da SBP, dra. Ana Zöllner, destacou o importante papel da entidade durante a pandemia de covid-19, uma vez que o período epidemiológico extremamente atípico exigiu uma dedicação extra dos pediatras e de todos aqueles que trabalham voltados para a saúde da criança e do adolescente.

“Todos batalharam de forma ética, sempre baseada em ciência, para a melhoria da saúde das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Nesse período, inúmeras lives, documentos científicos e encontros on-line foram ofertados aos pediatras do País, em um papel importantíssimo da sociedade da envergadura da SBP”, frisou na mensagem.

Para a diretora financeira dra. Maria Tereza Costa nas duas últimas gestões buscou-se uma abertura para ouvir com atenção diferentes vozes, dos pediatras com as mais variadas formas de atuação e das lideranças locais da pediatria. Em relação ao seu trabalho na Diretoria Financeira, ela avalia que “muito foi realizado nessas duas gestões, pelo pediatra, pelo crescimento e desenvolvimento da pediatria e pela sociedade em geral”.

Já o 2º diretor financeiro da SBP, dr. Cláudio Hoineff, ter participado por seis anos da diretoria-executiva da SBP foi motivo de muito orgulho e um grande aprendizado, e destaca que as duas gestões presididas pela dra. Luciana Rodrigues Silva certamente entrarão para a história da entidade.

“Não lembro nos últimos 40 anos que pertenço a sociedade de uma gestão com tanta produção científica para o pediatra. Da mesma forma foi extremamente gratificante o convívio com os demais membros da diretoria-executiva nesse período”, agradeceu.

AÇÕES E CONQUISTAS – As super sinopses que constam no Relatório de Gestão trazem uma retrospectiva de todas as ações e conquistas feitas pela diretoria da SBP ao longo dos seis anos: a aproximação dos gestores públicos para pleitear ações de políticas públicas que visem a qualidade do atendimento e da saúde das crianças e adolescentes; a alta produção científica; os congressos e simpósios com presença maciça dos pediatras; a ampliação do quadro associativo; o novo Programa de Defesa da Pediatria; a criação da nova logomarca da SBP; o lançamento do livro em comemoração aos 110 anos da instituição; e a revolução digital em meio à pandemia de covid-19.

O balanço de seis anos de gestão – consolidada na transparência, no diálogo, na união de forças e no trabalho em equipe – mostra que a SBP está ainda mais preparada para os novos tempos. É perceptível que a atual gestão da entidade conseguiu transformar o #Eupediatra – campanha iniciada no primeiro ano de gestão, em 2016 – em #Nóspediatras. Todas essas conquistas só foram possíveis por uma razão única: a união de todos em prol da pediatria e da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes brasileiros. A nova SBP – iniciada em 2016 – chega em 2022 muito mais unida, mobilizada e digital.

SBP EM NÚMEROS – Ao longo dos últimos anos, a SBP adotou diversas medidas com o foco de facilitar ao máximo o acesso dos pediatras às diferentes formas de atualização científica. Em seis anos, foram realizados 44 eventos científicos com a presença de 57.133 participantes. Destaque para as edições 38º, 39º e 40º do Congresso Brasileiro de Pediatria, realizadas em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Natal (RN), respectivamente, que reuniram 15.669 pediatras de todo o Brasil.

Os Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho fizeram história. Além das inúmeras participações em entrevistas à imprensa, levando importantes esclarecimentos à população sobre os mais diversos assuntos que tangem a saúde do público infantojuvenil. Paralelamente a esse trabalho junto à mídia nacional e internacional, a alta produção científica ganhou destaque nessas duas gestões. Em seis anos, foram produzidos 402 documentos científicos, dos quais seis consensos; seis diretrizes; 60 guias práticos e 22 notas de alerta.

Nos programas de treinamentos e de capacitação em Reanimação Neonatal (PRN-SBP), Reanimação Pediátrica (PALS/BLS); e o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (Canp) os números impressionam: mais de 6 mil profissionais treinados em todos eles.

O Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria (Pronap) e nos Cursos EAD em parceria com a Manole Editora e com a Artmed contou com mais de 8 mil participantes a cada ano.

Outro importante complemento para a educação continuada foram as lives, que ganharam força e espaço durante a pandemia de covid-19. Foram mais de 100 transmissões ao vivo abordando diferentes temas da pediatria e mais de 150 mil visualizações. Nessa premissa, outros programas de educação continuada à distância foram criados, mostrando a inovação da SBP no mundo digital: Ped Taks; Universo DOC; Ciência na Mesa; e Wi-Residência.

O mais importante livro da especialidade, o Tratado de Pediatria teve duas edições nesta gestão: a quarta edição, lançada em 2017 com 5.542 unidades vendidas; e quinta edição, publicada em 2021, que apresentou um capítulo especial sobre Covid-19, a fim de fornecer aos pediatras questões relevantes sobre a doença. Esta última já vendeu até o momento 797 unidades.

DEFESA PROFISSIONAL – A forte atuação em prol dos pediatras e da medicina de qualidade foram a tônica do Programa de Defesa da Pediatria criado nesta gestão. A partir de eixos estratégicos, a SBP foi convidada a integrar comissões técnicas e grupos de trabalho para debater e contribuir com o desenvolvimento de soluções para os mais diversos assuntos que envolvem a população infantojuvenil e a prática da pediatria.

O novo Programa de Defesa da Pediatria veio atender a diversidade de demandas relacionadas ao exercício dos pediatras e somar esforços em prol da especialidade, abarcando questões inerentes à profissão, tais como diferentes demandas e desafios da instituição e de suas filiadas nos âmbitos institucional, político, jurídico, educacional e de relações de trabalho, contemplando ainda a proteção do ato médico e o posicionamento em comunicação e marketing.

Os cinco pilares que nortearam a primeira gestão da diretoria-executiva da SBP, iniciada em 2016, fortaleceram a pediatria brasileira – de Norte a Sul do Brasil – durante seis anos consecutivos, divididos em duas brilhantes gestões.

Luta antiga da SBP, o atual grupo gestor estimulou, ainda, a participação dos pediatras na Consulta Pública realizada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de definir as recomendações da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária.

Após constantes reuniões com o Ministro da Saúde e outros tomadores de decisão, em janeiro de 2022, finalmente o Ministério da Saúde anunciou o reforço da assistência pediátrica no País, por meio do “Programa Cuida Mais Brasil”, ao incorporar 5,7 mil pediatras na Atenção Primária.

Contudo, por meio de nota, a SBP alerta para aspectos que precisam ser discutidos, como a transferência da responsabilidade do custeio para os municípios, o que faz com que a incorporação do Programa às realidades locais dependa do interesse político e técnico.

ENFRENTAMENTO À COVID-19 – A atuação propositiva da entidade visa auxiliar, sempre com base em evidências científicas e em princípios éticos, na tomada de decisão em assuntos de interesse nacional, como a exemplo da pandemia de covid-19.

Para enfrentar a crise sanitária mundial, representantes dos Departamentos Científicos de Infectologia e de Imunizações foram convidados a integrar a comissão de monitoramento e de ação de combate à pandemia de covid-19 do Ministério da Saúde.

Desde então, todos os Departamentos Científicos da SBP passaram a monitorar o cenário epidemiológico e produziram mais de 70 documentos científicos sobre a Covid-19 sob diferentes óticas: comunicados, notas de alerta, guias práticos de atualização, manual de orientação e notas técnicas. Todo esse material teve grande relevância na imprensa brasileira, colocando os especialistas da entidade nos mais diferentes tipos de mídia.

Atenta à gravidade da pandemia, a SBP iniciou uma série de apresentações científicas transmitidas on-line semanalmente, contribuindo, assim, para a atualização dos pediatras brasileiros sobre a Covid-19. Além disso, foi criado um hotsite especial no qual estão reunidos todo o material produzido pelos Departamentos Científicos e todas as notícias veiculadas na mídia sobre a doença. A página também abarca vídeos e textos institucionais, com posicionamentos da entidade em diferentes frentes.

Paralelamente, unindo forças junto à Associação Médica Brasileira (AMB), além de outras federadas e sociedades de especialidade, a SBP convocou os pediatras brasileiros para atuarem como voluntários na linha de frente de combate ao novo coronavírus por meio do projeto “Força Tarefa AMB Covid-19”. Diante da gravidade da pandemia, o projeto visava, em caráter de urgência, reunir um contingente substancial de médicos voluntários para a assistência aos pacientes infectados.

Além disso, outros assuntos relacionados às doenças infectocontagiosas no Brasil também tiveram contribuição da SBP, tais como a ressurgência do sarampo, poliomielite e varicela.

COMUNIDADE – Ações voltadas ao público leigo a fim de trazer conhecimento e engajamento foram feitas por meio de campanhas de conscientização. atual grupo gestor da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sempre teve como meta a aproximação com a sociedade. Ao longo desses seis anos, frente aos mais diferentes assuntos de interesse da pediatria e da população em geral, a entidade mantém a consistência dos seus conteúdos, campanhas e ações como um todo.

Iniciativas como o novo site da SBP, do Pediatria para Famílias e programa Famílias em Pauta buscam falar diretamente com os pais e/ou cuidadores infantis. Paralelamente, a SBP também investe em campanhas com diferentes temas, tais como a prevenção da gravidez na adolescência, vacinação do pediatra, aleitamento materno, exames radiológicos, hábitos saudáveis, asfixia perinatal, entre outras.

Hoje, com o dinamismo das redes sociais, é possível fazer a informação chegar a uma quantidade muito maior de pessoas, gerando muitos benefícios, como a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças pela população. Pensando nisso e sempre antenada às inovações tecnológicas, a SBP busca contribuir, de forma clara, para o compartilhamento de conhecimentos seguros para a população, e que também possam promover a educação continuada dos médicos pediatras nas mais diferentes plataformas.

VIDA ASSOCIATIVA – Nesses seis anos de gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o número de associados cresceu de forma progressiva. Através de uma série de medidas, visando à valorização profissional dos seus membros, a entidade atraiu ano após ano cada vez mais sócios. Esses resultados refletem o reconhecimento dos especialistas em relação à importância da entidade como instância de representação, de defesa profissional e de promoção do conhecimento. 

Ao assumir a gestão da SBP, em 2016, o grupo gestor fez um levantamento do número de sócios que, à época, eram 22.819. A partir das ações para trazer o pediatra para dentro da SBP, esse número cresceu ano a ano e hoje a instituição conta com 26.998 associados, ou seja, um aumento de 18,31%.