Reporte Semanal: efeito da Posição Canguru em recém-nascidos pré-termo é tema da newsletter do JPed

Já está disponível para acesso a sétima edição do Reporte Semanal - newsletter do Jornal de Pediatria (JPed) para incentivar a participação dos membros dos Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na elaboração dos textos comentados. Nesta edição, a secretária do Departamento Científico de Neonatologia e diretora de Cursos e Eventos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Lilian Sadeck, comenta o artigo “Effect of Kangaroo Position on microcirculation of preterm newborns: a controlled randomized clinical trial”.

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O estudo foi a primeira publicação que mostrou aumento no fluxo sanguíneo tecidual na região dos músculos flexores apendiculares, como um desfecho causado pela estimulação da posição canguru (KP) - em que o bebê é colocado com membros flexionados, verticalmente entre os seios da mãe firmemente ligados ao tórax e sob suas roupas.

O artigo foi desenvolvido pelos especialistas: Rafael Moura Miranda; José Eulálio Cabral Filho, Kaísa Trovão Diniz; Geraldine Frances Clough; João Guilherme Bezerra Alves; Geisy Maria Souza Lima; Natália Priscila dos Santos Figueredo; Ariane Amarali de França; e Júlia Thalita Barbosa Luna. Nesta publicação, os autores avaliaram o efeito da KP na microcirculação (MC) dos músculos flexores de recém-nascidos pré-termos (RNPT), da cidade de Recife, divididos em dois grupos: Canguru (KG) e Controle (CG).

REPORTE -  A SBP lançou no começo de fevereiro o projeto “Reporte Semanal”, newsletter enviada a cada semana aos membros da entidade com comentários sobre um artigo original do JPed, periódico bimestral da entidade. São escolhidos, pelo Conselho Editorial do JPed, quatro artigos de cada edição, e o envio acontece a partir de 15 dias após o lançamento de um novo número da revista.

A newsletter traz comentários, com cerca de 300 a 400 palavras, voltados ao cotidiano dos pediatras, e os artigos são selecionados considerando o interesse geral dos leitores. Ao final do material, é disponibilizado um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes daquele estudo.