Novas edições do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já estão disponíveis aos associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os interessados podem conferir os números 21 a 24, enviados aos pediatras durante o mês de agosto. Os informativos mais recentes abordam temas como: associação de rinite alérgica em pré-escolares com antecedentes pessoais e familiares de alergia; estratégias para reduzir a oferta de alimentos ultraprocessados; Questionário de Incontinência Pediátrica (PINQ-br); e prevalência e fatores de risco de otite em ambiente fechado em pré-escolares.
ACESSE AQUI OS REPORTES JPED.
O Reporte 21º apresenta o artigo “Parental, gestational, and early-life exposure to indoor environmental hazardous factors on allergic rhinitis among preschool children in Urumqi City: a case-control study”, analisado pela dra. Ana Caroline Cavalcanti Dela Bianca Melo, professora associada de Pediatria no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (CCM/UFPE). Na publicação, os autores avaliaram a associação de rinite alérgica em pré-escolares chineses com antecedentes pessoais e familiares de alergia e exposição a fatores relacionados ao ambiente doméstico no início da vida.
A edição número 22 expõe o artigo “Can the complementary feeding method be a strategy to reduce the offer of ultra-processedfoods?”, com comentários do dr. Hélcio de Sousa Maranhão, membro do Departamento Científico de Nutrologia da SBP e professor titular do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estudo verifica a prevalência e fatores associados ao consumo de alimentos ultraprocessados no primeiro ano de vida.
Na 23ª edição do Reporte, a dra. Vandréa Carla de Souza, professora de Pediatria e Medicina Baseada em Evidências na Universidade de Caxias do Sul (UCS), traz o artigo “Pediatric incontinence questionnaire (PINQ): translation and transcultural adaptation to Brazilian Portuguese”. Trata-se de um estudo onde os autores traduziram, adaptaram culturalmente e avaliaram a consistência interna da versão brasileira do Questionário de Incontinência Pediátrica (PINQ-br).
Por fim, a edição número 24 apresenta o artigo “Prevalence and indoor environment risk factors of otitis among preschool children in Urumqi, China: A cross-sectional survey” com comentários do dr. José Faibes Lubianca Neto, professor associado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A pesquisa determinou a prevalência de otite e estabelecer fatores de risco ligados ao ambiente interno da casa. Para isso, os autores recrutaram amostra populacional de pré-escolares cursando jardins de infância.
REPORTE - O Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade.
A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter. Cada número do Reporte Semanal contém um link que direciona ao artigo completo, para aqueles interessados nos detalhes do referido estudo.
SBP e outras sociedades de especialidades aderem à iniciativa do ...
16/12/2025 , 13:49
SBP lança hotsite com informações sobre a campanha de reinserção ...
16/12/2025 , 08:40
PEDCAST SBP: "Seletividade alimentar: dicas para ajudar seu filho...
15/12/2025 , 11:41
Confira os aprovados para Área de Atuação em Neonatologia
15/12/2025 , 11:29
SBP promove live sobre direito da criança de não sentir dor
15/12/2025 , 10:32
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19