Representante da SBP elabora livro sobre “COVID-19, imunidade, endotélio e coagulação”

postado 05/25/2020

O diretor adjunto dos Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho, é um dos autores do livro “COVID-19, imunidade, endotélio e coagulação: compreenda a interação”, lançado nesta semana por iniciativa de um grupo de pesquisadores da área da saúde, no intuito de esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento da forma grave da doença.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

A publicação apresenta aspectos básicos a respeito de imunologia e composição do endotélio a fim de discutir a fisiopatologia da COVID-19, as manifestações observadas no grupo de pacientes mais afetados e as propostas de tratamento no combate à hipercoagulabilidade e à hiperinflamação.

Ao longo de 70 páginas, divididos em oito capítulos, os especialistas abordam os seguintes temas: resposta imunológica nas doenças virais; estágios clínicos da COVID-19; imunopatologia; COVID-19 e fatores que influenciam sua evolução; endotélio; coagulação; tratamento; e conclusões.

No livro, também estão descritas considerações detalhadas, baseadas nas evidências mais recentes, sobre as principais drogas administradas contra a COVID-19, entre elas: Antimaláricos (Difosfato de Cloroquina e Hidroxicloroquina); Azitromicina; Antivirais (Lopinavir/Ritonavir, Favipiravir e Remdesivir); Antiparasitários (Ivermectina e Nitazoxanida); Anticitocinas e Imunomoduladores (Tocilizumab e Glicocorticoides); e outros.

Conforme ressalta a publicação, a maioria dos infectados pelo SARS-CoV-2 evolui de forma favorável, sendo a doença autolimitada. No entanto, ela pode ter um comportamento grave, caracterizado por resposta imunológica exacerbada. Nesse contexto, pessoas com comorbidades relacionadas às doenças do endotélio, tais como patologias cardiovasculares e metabólicas, têm mais risco de evoluir com manifestações clínicas preocupantes.

Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde atualizem seus conhecimentos para adequado manejo dos pacientes, uma vez que parte das informações utilizadas para a assistência durante a pandemia foi previamente estabelecida em outros cenários e está sendo ajustada para o tratamento da COVID-19.

Além do dr. Emanuel Sarinho, também auxiliaram na elaboração do documento as dras. Simone Cristina Soares Brandão; Emmanuelle Tenório Albuquerque Godoi Berenguer de Barros e Silva; Júlia de Oliveira Xavier Ramos; e Leila Maria Magalhães Pessoa de Melo.

Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520