Integrante do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Graciete Oliveira Vieira, foi empossada como membro titular da Academia de Medicina da Bahia. A cerimônia oficial ocorreu no último dia 29 de outubro, virtualmente. Ela assumiu a cadeira de número 3, cujo patrono é o dr. Alfredo Ferreira de Magalhães. A vaga era anteriormente ocupada pelo dr. José de Souza Costa, e a saudação à nova acadêmica foi feita pela dra. Eliana Azevedo.
“Eu me senti extremamente feliz e honrada. Esse momento representou a consagração da minha trajetória, pois transcende minha expectativa, como pediatra, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana”, afirma. A médica baiana, nascida na cidade de Macaúbas e moradora de Feira de Santana, tem outra razão para celebrar esse ano: ela completa 41 anos de formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
“Devido a pandemia, a cerimônia de posse se deu em duas fases. Na primeira, no dia 4 de setembro, foi realizada a titulação, presencialmente, apenas com a presença de três membros da diretoria, além da comissão de honra composta por três acadêmicos. Quando fui conduzida pela comissão de honra ao salão nobre da primeira Faculdade de Medicina do Brasil, onde também estudei, fui tomada pela emoção”, relata.
Em 29 de outubro ocorreu a solenidade de posse virtual, que, segundo a médica, foi igualmente emocionante e inesquecível. “Me comovi extremamente com o discurso de saudação da dra. Eliana Azevedo. Além disso, contei com o acolhimento de vários acadêmicos e de pessoas incomparáveis e muito queridas, como a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, por quem nutro muita admiração, respeito e amizade. Outros ilustres participantes me honraram com suas presenças e tornaram esse dia ainda mais especial”, declara.
TRAJETÓRIA – Em 1979, dra. Graciete se formou em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, onde também fez Residência em Pediatria. A médica cursou, ainda, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) e Doutorado em Medicina e Saúde na UFBA (2005).
Hoje, além de membro do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, no qual foi secretária até 2019, é também professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional) e do curso de Medicina. Também é membro da Academia de Medicina de Feira de Santana; e no Ministério da Saúde, é presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno e consultora na Área da Saúde da Criança.
SBP promoverá série de Fóruns Regionais para fortalecer presença ...
15/08/2025 , 11:085º Simpósio Dermaped tem recorde de inscritos em Belo Horizonte (...
14/08/2025 , 10:35SBP alerta para erros em orientações de primeiros socorros em cas...
14/08/2025 , 10:44Substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C pela va...
14/08/2025 , 08:23Pediatras defendem no Congresso ampliação da licença-paternidade ...
13/08/2025 , 16:34Concurso em Nutrição Parenteral e Enteral Pediátrica: inscrições ...
13/08/2025 , 14:15