Revista Residência Pediátrica prepara edição especial sobre Covid-19 e convida autores interessados

postado 05/29/2020

A revista Residência Pediátrica (RP), publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), está convidando autores a enviarem artigos científicos e preparar um número especial sobre a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). A data limite para envio de artigos é dia 30 de junho e a expectativa de publicação é o mês de agosto.

“A produção científica é muito importante para o desenvolvimento da ciência em benefício de todos nós. Por isso, peço a todos os pediatras que submetam seus artigos, especialmente nesse momento de pandemia, em que tudo é novo em nossa área. Seu artigo original, relato de caso ou ponto de vista será muito bem-vindo”, conclama a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Editora Científica da RP, dra. Marilene Crispino explica que será uma edição com as tradicionais características (volume 10, número 2), mas com uma designação diferente. “Por causa da pandemia, priorizaremos artigos sobre a Covid-19 e por isso, excepcionalmente, receberá o nome de ‘edição especial’, ou seja, especialmente dedicada a informações científicas sobre o novo coronavírus”, salienta.

INSTRUÇÕES E SUBMISSÃO – Os artigos poderão ser enviados em Português e Inglês e, se aprovados pelo Corpo Editorial da RP, serão publicados em acesso aberto. Não haverá cobrança aos autores em nenhuma etapa da submissão dos manuscritos. Todos os artigos serão publicados sob a licença da Creative Commons Attribution 4.0 International (CC-BY). Todo artigo recebe um DOI (Digital Object Identifier).

O material científico submetido passará por processo de revisão de especialistas (peer review). Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado ao Editor Científico, que faz uma revisão inicial quanto aos padrões de exigência da RP e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais.

A seguir, remete o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são “cegos” quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho.

Após receber ambos os pareceres, o Editor Científico os avalia e decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações.

A formatação do texto não é necessária, pois será feita automaticamente pelo Sistema GNPapers e, posteriormente caso seja aprovado, receberá a formatação padrão da RP durante a diagramação para impressão.

VEJA AQUI AS INSTRUÇÕES AOS AUTORES.

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER SEU ARTIGO.

Atualmente a revista Residência Pediátrica é indexada nas plataformas Latindex, Google Scholar, Diadorim, LivRe, ICI, Sumários.org, CNKI Scholar e REDIB; e tem mais de 2,5 milhões de acessos.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520