Mais um encontro virtual reuniu especialistas renomados na área de alergia para debater sobre a rinite em crianças e adolescentes. A segunda parte da live foi produzida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com o patrocínio da Milan e apoio da Manole Educação, exclusivamente para associados. A moderação da live foi feita pelo dr. Emanuel Sarinho, pediatra alergologista da SBP.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE
Abrindo as falas, o diretor de Relações Internacionais da SBP, dr. Nélson Rosário, falou sobre o quadro clínico da rinite alérgica, apresentando os principais sintomas para o diagnóstico. “Quem tem sintomas por mais de quatro dias por semana e mais do que quatro semanas ao longo do tempo, tem sintomas persistentes. E isso atrapalha atividades que são normais, tais como a prática de atividades esportivas, trabalho, escola, o sono, entre outras. Ou seja, há o comprometimento da qualidade de vida”, enfatizou.
Já o dr. Fausto Matsumoto, professor da Escola Paulista de Medicina, abordou o diagnóstico laboratorial da rinite alérgica na infância e adolescência. Ele apresentou ferramentas para avaliação laboratorial, o papel do pediatra nesse diagnóstico, e os erros mais comuns em relação aos exames. “É preciso buscar um diagnóstico etiológico. Entre as alternativas disponíveis temos os testes de sensibilização e nos exames de imagem”, exemplificou.
O presidente do Departamento Científico de Alergia da SBP, dr. Herberto Chong, falou sobre as recomendações atuais para o tratamento farmacológico da rinite alérgica. “A rinite deve ser tratada por ser uma doença prevalente, com sintomas incômodos, traz um impacto na qualidade de vida, um custo financeiro direto e indireto, além de poder também influenciar em outras doenças ou comorbidades associadas à rinite alérgica”, explicou.
Impacto do esporte e a atividade física sobre o crescimento e des...
08/05/2025 , 11:15Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na adolescência...
06/05/2025 , 13:48PED CAST SBP | Asma em Crianças (6 de maio - Dia Mundial da Asma)...
05/05/2025 , 10:55“Infectologia e imunização também são cláusulas pétreas da pediat...
05/05/2025 , 10:35Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37