“Saúde, educação e esporte” é o tema central do 37º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 12 a 16 de outubro. “É muito bom que os olhos do mundo, voltados para a cidade em virtude de tantos acontecimentos internacionais e que aguardam as Olimpíadas, fiquem mais atentos para a qualidade de vida de crianças e adolescentes”, salienta Edson Liberal, presidente do maior evento da SBP e também da filiada anfitriã, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj).
A programação científica será “abrangente”, com palestras e mesas-redondas sobre as mais recentes descobertas da medicina baseada em evidências, com “aplicação na prática diária do pediatra”, adianta o diretor de Cursos e Eventos da SBP, Ercio Amaro Filho. “Discutiremos também os relevantes assuntos de interesse das áreas de atuação da pediatria”, frisa o dr. Edson. Estão entre os exemplos, temas como “genética nos distúrbios comportamentais”, “novos anti-histamínicos”, “quando pensar em imunodeficiências primárias”, “o que há de novo no tratamento da insuficiência cardíaca na criança e no adolescente”, “doenças emergentes”, “a origem perinatal das doenças da idade adulta e como preveni-las”, “quando pensar em câncer”, “a nova epidemia de coqueluche”, “novos desafios da puericultura”, “o adolescente com doenças crônicas”.
Dr. Eduardo Vaz informa também que ocorrerá o I Fórum Internacional de Educação Pediátrica, reunindo lideranças de diferentes regiões do Brasil e de vários países, com destaque para os do Cone Sul, de Portugal e da Espanha, além de dirigentes do Global Pediatric Education Consortium (GPEC) – a aliança mundial que representa mais de 50 países e é integrada pela SBP. “Vamos discutir a nova formação, que já começa a ser implantada no Brasil, na Argentina e no Paraguai”, afirma. O conteúdo do Congresso já foi pensando “com a lógica do novo currículo internacional elaborado pelo Consórcio”, acrescenta o dr. Ercio.
Os trabalhos científicos poderão ser apresentados até 19 de julho e as normas já estão disponíveis. O programa completo do Congresso será divulgado em breve. Leia a mensagem do dr. Edson Liberal e se informe sobre as vantagens da inscrição antecipada, acessando a agenda de Congressos do novo portal www.sbp.com.br ou o http://www.cbpediatria.com.br/ e participe!
RP Convida: 2º episódio do videocast recebe a dra. Ana Zöllner, c...
23/05/2025 , 13:39Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Pediatras explica...
23/05/2025 , 13:31SBP participa de cerimônia sobre aleitamento materno na Câmara do...
23/05/2025 , 12:03Síndrome Alcoólica Fetal e suas possíveis apresentações clínicas ...
23/05/2025 , 08:22Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22