Roda de conversa entre famílias e profissionais de saúde sobre prematuridade encerra atividades do Novembro Roxo

Promover um debate acessível à população para esclarecer as principais dúvidas a respeito da prematuridade. Esse foi o objetivo da live “Roda de conversa entre famílias e profissionais de saúde”, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio do YouTube e Facebook. O encontro online encerrou o ciclo de atividades realizado pela entidade em função da campanha Novembro Roxo, mês que celebra a prevenção ao nascimento de bebês prematuros.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE

O evento teve a moderação da presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Maria Albertina Santiago Rego; e da diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck. Na oportunidade, as especialistas ressaltaram a importância de fomentar a cultura da inclusão de pais e mães nas Unidades de Tratamentos Intensivo (UTIs) neonatais e perinatais, de modo a permitir uma participação mais ativa das famílias nas decisões relativas aos processos de saúde dos neonatos.

Na sequência, a dra. Maria Lobato, médica oftalmologista e mãe de recém-nascidos prematuros, contou sua experiência no acompanhamento dos filhos numa Unidade Neonatal de Cuidados Progressivos e no seguimento, após a alta hospitalar.   

Além disso, a live contou ainda com palestras técnicas de duas integrantes do DC de Neonatologia da SBP: dra. Lícia Maria Oliveira Moreira e dra. Silvana Salgado Nader; e da enfermeira neonatal e representante da ONG Prematuridade Brasil, Aline Carla Hennemann.

Ao final das explanações, as especialistas responderam uma série de perguntas enviadas pelos espectadores a respeito de assuntos como: relevância da individualização no atendimento dos pacientes e das famílias; benefícios do aleitamento materno ao prematuro; atenção humanizada e o método canguru; entre outros.

As lives anteriores também estão disponíveis no site da entidade e podem ser assistidas gratuitamente no link. Webinar nº 1: “Atenção ao recém-nascido prematuro. Estado da arte”; Webinar nº 2: “Interação cardiorrespiratória/Fisiologia para monitoramento e estratégias do cuidado”; Webinar nº 3: “Aspectos nutricionais nos resultados da prematuridade”; e Webinar nº 4: “Integrando o cuidado ao prematuro”.