A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, acaba de ser empossada como membro titular da Academia de Medicina da Bahia. A cerimônia oficial ocorreu na segunda-feira (2), no salão nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).
Ela assumiu a cadeira de número 34, cujo patrono é Manuel Vitorino Pereira. A vaga era anteriormente ocupada pelo médico e pai da pediatra, dr. Penildon Silva. “Fico extremamente feliz e emocionada de estar tomando posse de uma cadeira que meu pai ocupava. É um momento de realização, que muito me honra. Agradeço o prestígio e compartilho com todos os que estiveram ao meu lado durante a minha trajetória pessoal e profissional”, declarou dra. Luciana.
Em seu discurso, a pediatra também enfatizou a importância de estar sempre aprendendo, principalmente como professora, ao ler uma frase do escritor Guimarães. “Sábio não é quem ensina. Sábio é quem, de repente, aprende. E aprender a cada dia me parece a única possibilidade de sobreviver de modo digno. O professor se sente realizado quando é reconhecido pelos seus alunos e seus pares no seu ofício de artífice do ensino e da arte de compartilhar o conhecimento. Esse conhecimento só tem sentido se atingir as pessoas”, explicou.
Dra. Luciana relembrou ainda a sua trajetória dentro da SBP, especialmente desde que foi eleita em 2016, tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo da presidência na instituição. “Ao longo dos meus anos de experiência, o trabalho compartilhado com estudantes, residentes e companheiros de gestão da SBP tem sido uma das principais fontes de aprendizado na minha vida. Como presidente da Sociedade, estou tendo a oportunidade de conhecer e aprender com histórias de especialistas de norte a sul do País, o que tem sido muito enriquecedor”, disse.
Na ocasião, o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, representou a instituição. O especialista enfatizou a importância da presidente na luta pelos direitos das crianças brasileiros e na defesa da especialidade. “Esta foi uma bela cerimônia a ser presenciada: a trajetória de vida da professora Luciana é carregada de muitos feitos e, sobretudo, permeada de muita dedicação pelo que faz. É uma homenagem merecida a uma especialista que faz a diferença em todas as ações e atividades em que se engaja na pediatria”, declarou.
TRAJETÓRIA – Formada em Medicina pela UFBA, em 1978, dra. Luciana fez também Residência em Pediatria, Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde pela mesma instituição. Fez Pós-Doutorado na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e depois no Hôpital Kremlim Bicêtre Université Paris V, na França.
Foi presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) entre 1994 e 1996, é professora titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFBA e membro permanente do curso da pós-graduação em Medicina e Saúde e do curso de pós-graduação Processos Interativos de Órgãos e Sistemas da instituição.
Em 2016, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da SBP, sendo reeleita para mais uma gestão entre 2019-2021. Com mais de 20 anos de atuação na instituição, ela já havia sido vice-presidente duas vezes e por três mandatos presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia.
PED CAST SBP: "Miopia e astigmatismo na infância: o que é preciso...
14/07/2025 , 10:24Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44