Salas cheias e alta qualidade científica marcam cursos pré-congresso do 39º CBP

Mais de 800 especialistas participaram dos 23 cursos pré-congresso que ocorreram nesta terça-feira (8), em Porto Alegre (RS), durante o primeiro dia de atividades do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP). No total, a programação científica contou com aulas de 185 professores, renomados em suas áreas de atuação e chefes dos principais centros de ensino e pesquisa do País. 

Um dos destaques da grade foi o Workshop Medicina Fetal e Pediatria (curso 22), coordenado pelo cardiologista pediátrico, dr. Marcelo Brandão da Silva, com conferências e mesas-redondas sobre os seguintes temas: “Medicina fetal e pediatria: onde essas áreas se encontram”; "Diagnóstico fetal"; "Cirurgia fetal: onde é possível mudar o diagnóstico"; "Atendimento do recém-nascido com malformações"; e "O tratamento integral das patologias fetais e congênitas: do diagnóstico fetal ao tratamento pós-natal". 

Outra atividade bastante elogiada entre os cursos pré-congresso foi o Workshop de Transplante Pediátrico (curso 9), coordenado pela presidente do 39º CBP, dra. Themis Reverbel, e pela professora de Nefrologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, dra. Clotilde Duck Garcia (UFCSPA), com palestras sobre a situação atual dos transplantes em crianças e adolescentes, vacinas em imunossuprimidos, doação de órgãos, entre outros temas. 

Para a dra. Brena Gonçalves, residente de Pediatria do Hospital da Criança Santo Antônio, localizado em Boa Vista (RR), que acompanhou as aulas do curso de Emergências Pediátricas, a participação nos cursos pré-evento e atividades do 39º CBP representa, acima de tudo, uma oportunidade única de atualização científica. 

"A cada dois anos, o Congresso nos apresenta uma série de inovações em termos de diagnóstico e tratamento. Nesta edição, por exemplo, o curso de Emergências trouxe temas extremamente interessantes, com discussões de casos clínicos e palestras de alta qualidade técnica. A grade correspondeu enormemente à minha expectativa e também à dos colegas com quem conversei", disse. 

Já o pediatra Márcio Tavares, que atua em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em Recife (PE), reconheceu a relevância dos cursos e eventos da SBP para melhorar as condutas de atendimento dos pacientes. "Além de encontrar outros especialistas para trocar experiências, a gente consegue ter acesso a pesquisadores de ponta, que apresentam as informações mais recentes sobre problemas recorrentes na infância e adolescência", ressaltou. 

Os cursos pré-congresso do 39º CBP também englobaram outros temas e áreas de atuação da pediatria: "Suporte Nutricional"; "Medicina Intensiva"; "Dermatologia"; "Cuidados Paliativos"; "Pneumologia"; "Imagem para pediatras"; "Transporte do recém-nascido de alto risco"; "Otoscopia"; "Neonatologia"; "Desenvolvimento"; "Neurologia"; "Hematologia"; "Infectologia"; "Endocrinologia"; "Cardiologia"; Psiquiatria infantil"; "Medicina do sono"; "Oncologia"; "Imunizações"; e "Cozinha experimental".

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520