SBP alerta Fantástico sobre equívocos em episódio de O Maravilhoso Mundo dos Bebês

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou nesta sexta-feira (26) ao Programa Fantástico (TV Globo) um ofício no qual alerta para alguns equívocos que foram exibidos no episódio da série “O Mundo Maravilhoso dos Bebês” que foi ao ar em 21 de abril (domingo). Na mensagem destinada ao jornalista Bruno Bernardes, editor-chefe da atração, a entidade expressa sua preocupação de que dados ou informações sem a validação científica necessária sejam veiculados, influenciando de forma negativa o comportamento adotado por pais e responsáveis no desenvolvimento de seus filhos.

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DA MENSAGEM

“Contudo, para que isso ocorra, é de suma importância que as informações divulgadas tenham peso científico válido e sejam reconhecidas por pesquisadores, o que significa que contam com credibilidade, são seguras e eficazes”, ressaltou a SBP no documento. Para a presidente da entidade, dra Luciana Rodrigues Silva, a abordagem de temas da ciência e da medicina em veículos de grande audiência, como o Fantástico, são relevantes, mas devem tomar esse cuidado.

Segundo a SBP, os equívocos apresentados no episódio, aparentemente sutis, podem causar grande repercussão na vida de milhares de pessoas. Com o objetivo de contribuir com a correção desses problemas, os especialistas da SBP analisaram com atenção o programa exibido e enumeraram os pontos críticos e encaminharam seu relato à emissora e pede providências.

“Como representante de mais de 30 mil pediatras brasileiros que atuam diretamente na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças entre crianças e adolescentes, a SBP reitera solicitação de que os devidos esclarecimentos sejam oferecidos à população e coloca à disposição seus especialistas para colaborarem na análise e checagem de informações que serão veiculadas, bem como na produção dos esclarecimentos”, ressaltou a entidade no ofício.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520