SBP alinha estratégia para reforçar defesa dos interesses dos pediatras e da pediatria

A defesa dos interesses do pediatra foi o tema de reunião organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em Salvador (BA), na sexta-feira e no sábado (19 e 20). Juntos, diretores da entidade e lideranças regionais discutiram os problemas da especialidade e identificaram propostas para enfrentá-los. As conclusões serão desdobradas num conjunto de ações que, na avaliação dos participantes, farão a diferença para quem atua no atendimento de crianças e adolescentes.

O trabalho, coordenado pelo diretor de Defesa Profissional, dr Fábio Guerra, analisou os diferentes desafios nos campos institucional, político, jurídico, educacional, de relações de trabalho e de comunicação. A intenção é congregar esforços em torno de estratégias que garantam a maior valorização da especialidade e seu reconhecimento como peça-chave na assistência da população infantojuvenil.

O objetivo é agregar a SBP e suas filiadas em torno de um projeto único. “Esse grupo busca um trabalho ampliado. Não só com relação às questões profissionais, mas, acima de tudo, com respeito ao atendimento de crianças e adolescentes. Nesse encontro, elaboramos um planejamento estratégico. Sabemos que há várias temas a serem abordados, mas todos foram inseridos em um cronograma a ser executado. Contudo, o sucesso desse esforço depende fundamentalmente do engajamento de todos os pediatras”, ressaltou dr Fábio Guerra.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO DO DR. FÁBIO GUERRA SOBRE A REUNIÃO

REMUNERAÇÃO - Entre os aspectos que foram considerados, estão: a melhoria da remuneração paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, a autonomia dos profissionais no atendimento, a proteção da relação médico-paciente, o fortalecimento da união dos membros da especialidade em torno de sua agenda de reivindicações.

Também foram analisados aspectos como o acesso a cursos de educação continuada à distância, o estímulo ao empreendedorismo e a proteção do ato médico praticado pelos pediatras. Ainda devem ser alinhados projetos em torno do uso adequado do marketing na medicina, da garantia de segurança ao profissional no ambiente de trabalho e da articulação institucional juntos a segmentos do Governo e do Congresso Nacional.

Ao final da reunião, a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, comemorou os resultados. “Foram dois dias de discussões muito produtivas. A partir de agora vamos trabalhar em torno de ações para aumentar a autonomia do pediatra, melhorar sua atuação profissional, lutar pelas políticas públicas que envolvem a especialidade e, com isso, lutar diuturnamente pela presença do pediatra na assistência primária, secundária e terciária, lembrado que ele é o único habilitado para atender as crianças e os adolescentes. Convoco cada um de vocês a participar desse belo movimento”, finalizou.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO DA DRA. LUCIANA FALANSO SOBRE A REUNIÃO

DIRETORES - Além de dr Fábio Guerra e de dra Luciana Rodrigues Silva, participaram do encontro os diretores dr Edson Liberal (2º vice-presidente da SBP) e dr Sidnei Ferreira (secretário-Geral). Do grupo ainda fizeram parte os seguintes nomes: dr Donizetti Giamberardino (PR), dr Cláudio Orestes (PB), dra Glória Lopes (SE), dr Paulo Falanghe (SP), dra Anenísia Andrade (PI), dra Corina Batista (AM), dra Isabel Madeira (RJ), dra Maria Nazareth (RJ), dr João Borges (CE) e dr Hans Greve.

O grupo contou com o apoio de membros das assessorias jurídica, de marketing e de comunicação, bem como da área administrativa da SBP. Novos encontros (presenciais e por webex) serão agendados para desdobrar os projetos em ações concretas, as quais serão comunicadas antecipadamente aos pediatras.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520