SBP apoia manifesto da Rede Saúde e Natureza Brasil em prol de uma nova agenda socioambiental

A Rede Saúde e Natureza Brasil lançou um manifesto em defesa da inclusão de políticas públicas alinhadas com a agenda socioambiental e com a saúde pública no escopo das ações promovidas pelo novo Governo brasileiro. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), atenta à relevância dessa proposta ao desenvolvimento adequado da saúde integral da população pediátrica, é uma das entidades que endossam a iniciativa.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O MANIFESTO

O documento foi construído de forma colaborativa pelos integrantes da Rede Saúde e Natureza Brasil, um coletivo formado por especialistas em conservação ambiental e saúde, que atuam para disseminar a importância da integração entre os dois temas. Conforme salienta a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Criança, Adolescente e Natureza da SBP, engenheira florestal e mestre em recursos florestais, Maria Isabel Amando de Barros, o objetivo dessa ação é fazer frente à crise ambiental global e suas repercussões.

“O manifesto propõe que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Ministério da Saúde incorporem as relações entre saúde e natureza em seus programas, serviços e departamentos. Além disso, solicita que trabalhem esses temas em parceria com outros ministérios e instituições”, afirma. O documento também pede a participação de governos estaduais e municipais, de organizações da sociedade civil, do setor privado, de associações comunitárias e outros atores sociais no debate público a respeito do assunto. 

Ao todo, cerca de 40 pessoas e instituições estão promovendo o manifesto. Para assinar, basta acessar o site da Rede Saúde e Natureza Brasil. No endereço eletrônico também está disponível uma pasta com referências que fundamentam o documento. Após a sistematização das adesões, o manifesto será oficialmente encaminhado aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, assim como à Fiocruz e ao Instituto Chico Mendes (ICMBio), para ciência e devidas providências.