A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) enviou ao Governo Federal um ofício em resposta a um pedido formal de contribuições sobre danos potenciais aos quais as crianças e os adolescentes estão sujeitos diante da exposição a obras audiovisuais que apresentam conteúdos de violência, sexo ou nudez.
CLIQUE AQUI E LEIA O OFÍCIO DA SBP NA ÍNTEGRA
O documento foi uma réplica a um ofício enviado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); Secretaria Nacional de Justiça (SENAJUS); Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS); e Coordenação de Políticas de Classificação Indicativa (CPCIND). No texto, as entidades solicitaram à SBP o envio de estudos, artigos, teses, dissertações ou quaisquer outros materiais científicos elucidativos para subsidiar estratégias futuras na condução e evolução da Política Pública da Classificação Indicativa.
No documento, assinado conjuntamente pelo dr. Clóvis Francisco Constantino, presidente da SBP, e dra. Evelyn Eisenstein, coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital da SBP, os especialistas destacaram que “as imagens de violência, drogas, nudez e todos os tipos de perversões e abusos sexuais nas telas e mídias, impactam negativamente no desenvolvimento cerebral, mental, psicossocial das crianças e adolescentes com repercussões a curto, médio e longo prazo durante a vida adulta”.
Na oportunidade, foram apresentados estudos sobre a influência que as mídias podem provocar no comportamento das crianças e dos adolescentes. A SBP reafirmou ainda a responsabilidade dos governos e das empresas de entretenimento e de comunicação. Também recomendou que esse debate seja amplificado e acompanhado e, com esse objetivo, propõe a criação de um banco de dados com indicadores transparentes da sociedade brasileira.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12