A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – em parceria com outras sociedades técnico-científicas, conselhos de secretarias de saúde e demais instituições direta ou indiretamente ligadas à Segurança do Paciente – assinou a Declaração Conjunta sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta terça-feira (17). No documento, as organizações conclamam a toda população para aderir e participar de campanha mundial sobre o tema, recém lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A expectativa é promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.
ACESSE AQUI A LISTA DE ENTIDADES QUE ASSINARAM A DECLARAÇÃO.
“Esse é um tema extremamente relevante para todos os envolvidos no cuidado com a saúde dos pacientes e seus familiares. Nós, pediatras, apoiamos essa iniciativa. Precisamos reduzir a zero os graves e evitáveis danos associados aos cuidados de saúde, que podem ser de ordem física, emocional e financeira, atingindo, também, as instituições e os sistemas de saúde”, ressaltou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
O tema da campanha, escolhido pela OMS, é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, cujo slogan destaca: Fale pela Segurança do Paciente. Para os idealizadores, quanto mais o tema estiver em evidência entre os pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, autoridades e todos aqueles que contribuem para formar a opinião pública, mais fácil e rapidamente os obstáculos serão superados.
A OMS estima em 134 milhões o número de incidentes com dano associados ao cuidado de saúde nos países de baixa e média renda, em grande parte evitáveis, provocando 2,6 milhões de óbitos anualmente. No Brasil, os números também são significativos, e assistimos diariamente à ocorrência de eventos adversos graves e evitáveis, como cirurgias no lado errado, erros de medicação e incêndios em hospitais, entre outras situações.
DEBATE – A segurança do paciente será debatida na 5ª edição do Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM) durante a mesa-redonda Núcleo de Segurança do Paciente Pediátrico, no dia 10 de outubro, em Porto Alegre (RS). O evento acontecerá, pela primeira vez, dentro das atividades de um Congresso Brasileiro de Pediatria. Segundo o 2º secretário do CFM e coordenador da Câmara, dr. Sidnei Ferreira, os pediatras de todos os estados terão a oportunidade de debater a saúde do público infantojuvenil em contextos que impõem certos desafios na prática clínica.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O V FÓRUM DE PEDIATRIA DO CFM.
Na oportunidade, a representante da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, dra. Maria Dolabela Magalhães, responderá à questão: o Planejamento e Protocolos Clínicos trazem resultados? Já o médico Leonardo Cavadas Soares, do Hospital Pequeno Príncipe, falará sobre as conversas difíceis em pacientes que sofreram eventos adversos.
O papel do pediatra na chamada “Cultura da Segurança” também será tema de palestra, com expositor a confirmar. Na sequência, a representante do Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, dra. Daniela Sperandio Bernardina, ministrará palestra a respeito da “Ciência da Melhoria em Pediatria”.
*Com informações da assessoria de imprensa do CFM.
PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02