SBP assina Declaração Conjunta sobre Dia Mundial da Segurança do Paciente

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – em parceria com outras sociedades técnico-científicas, conselhos de secretarias de saúde e demais instituições direta ou indiretamente ligadas à Segurança do Paciente – assinou a Declaração Conjunta sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta terça-feira (17). No documento, as organizações conclamam a toda população para aderir e participar de campanha mundial sobre o tema, recém lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A expectativa é promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.

ACESSE AQUI A LISTA DE ENTIDADES QUE ASSINARAM A DECLARAÇÃO.

“Esse é um tema extremamente relevante para todos os envolvidos no cuidado com a saúde dos pacientes e seus familiares. Nós, pediatras, apoiamos essa iniciativa. Precisamos reduzir a zero os graves e evitáveis danos associados aos cuidados de saúde, que podem ser de ordem física, emocional e financeira, atingindo, também, as instituições e os sistemas de saúde”, ressaltou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

O tema da campanha, escolhido pela OMS, é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, cujo slogan destaca: Fale pela Segurança do Paciente. Para os idealizadores, quanto mais o tema estiver em evidência entre os pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, autoridades e todos aqueles que contribuem para formar a opinião pública, mais fácil e rapidamente os obstáculos serão superados.

A OMS estima em 134 milhões o número de incidentes com dano associados ao cuidado de saúde nos países de baixa e média renda, em grande parte evitáveis, provocando 2,6 milhões de óbitos anualmente. No Brasil, os números também são significativos, e assistimos diariamente à ocorrência de eventos adversos graves e evitáveis, como cirurgias no lado errado, erros de medicação e incêndios em hospitais, entre outras situações.

DEBATE – A segurança do paciente será debatida na 5ª edição do Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM) durante a mesa-redonda Núcleo de Segurança do Paciente Pediátrico, no dia 10 de outubro, em Porto Alegre (RS). O evento acontecerá, pela primeira vez, dentro das atividades de um Congresso Brasileiro de Pediatria. Segundo o 2º secretário do CFM e coordenador da Câmara, dr. Sidnei Ferreira, os pediatras de todos os estados terão a oportunidade de debater a saúde do público infantojuvenil em contextos que impõem certos desafios na prática clínica.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O V FÓRUM DE PEDIATRIA DO CFM.

Na oportunidade, a representante da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, dra. Maria Dolabela Magalhães, responderá à questão: o Planejamento e Protocolos Clínicos trazem resultados? Já o médico Leonardo Cavadas Soares, do Hospital Pequeno Príncipe, falará sobre as conversas difíceis em pacientes que sofreram eventos adversos.

O papel do pediatra na chamada “Cultura da Segurança” também será tema de palestra, com expositor a confirmar. Na sequência, a representante do Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, dra. Daniela Sperandio Bernardina, ministrará palestra a respeito da “Ciência da Melhoria em Pediatria”.

*Com informações da assessoria de imprensa do CFM.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520