SBP Ciência: plataforma de atualização científica ganha novo site

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cumprindo seu papel de fornecer aos pediatras brasileiros ferramentas de atualização científica, lançou nesta semana o novo site do SBP Ciência. Mais moderno e dinâmico, o portal apresenta mudanças em sua identidade visual e na organização do conteúdo, que facilitam a navegação dos usuários.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SBP CIÊNCIA

De acordo com o dr. Joel Lamounier, editor da plataforma, a nova plataforma integra o grupo de ações desenvolvidas pela atual gestão da Sociedade no intuito de estimular a formação contínua de seus associados. “O SBP Ciência disponibiliza um compilado de informações científicas selecionadas com base em critérios de credibilidade e relevância. Essa reformulação nos permitirá realizar a busca por esses resumos de forma mais simples e rápida. É mais uma facilidade para o pediatra se manter constantemente qualificado”, afirma.

A principal novidade no layout do portal é a inclusão de um menu lateral que permite aos associados filtrar a visualização dos textos científicos por meio da seleção de uma área de atuação específica. “A intenção da mudança é promover o acesso direto dos pediatras a todo conteúdo disponível sobre cada subespecialidade”, explica o dr. Lamounier. 

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS - Outro destaque da plataforma é a editoria “Pediatria Baseada em Evidências”. A área apresenta apenas artigos e resumos de pesquisas que demonstram resultados obtidos a partir de metanálise, uma metodologia que integra os resultados de dois ou mais estudos independentes sobre um mesmo tema.

“Esses resumos foram destacados devido à sua importância acadêmica. São textos desenvolvidos a partir da análise comparativa de pesquisas anteriores que trazem orientações consolidadas, com dados abrangentes e sólidos sobre o mesmo tema, fortalecendo assim a tomada de decisão individual a partir da melhor evidência produzida na literatura”, explica o dr. Flávio Capanema, editor do SBP Ciência. 

O especialista ressalta também a seção destinada à “Produção Nacional”, que possibilita mais interação entre os associados e trazem visibilidade ao trabalho dos pesquisadores brasileiros. Além disso, há editorias direcionadas à divulgação de “Atualização Médica”, “Notícias Médicas”, “Clippings” e “Highlights de congressos”. 

PANORAMA – Em 2019, as páginas e textos do SBP Ciência foram visualizados cerca de 100 mil vezes. No Brasil, Minas Gerais (14,94%) e São Paulo (14,67%) são os Estados líderes em número de acessos. Além disso, as visualizações em países como Estados Unidos, Paraguai, Portugal e França também têm crescido.

Semanalmente, uma seleção dos resumos mais relevantes é enviada por e-mail a cerca de 25 mil associados, que podem conferir os textos do portal gratuitamente. Em todos os resumos veiculados pelo SBP Ciência são citadas as fontes de referência, com link para acesso à obra original. 

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520