SBP convoca pediatras a participarem de pesquisa da AMB sobre faturamento e glosas de planos de saúde

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) convoca seus associados a participarem da Pesquisa de Remuneração Médica, promovida pela Associação Médica Brasileira (AMB), até o próximo dia 30 de julho, para identificar percepções e levantar dados sobre o faturamento de procedimentos e aplicação de glosas na saúde suplementar. O levantamento, que reunirá informações dos especialistas que trabalham no setor privado, tem o intuito de mapear a forma como vêm atuando as operadoras de planos de saúde.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PESQUISA

Conforme ressalta o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra, é fundamental o engajamento dos pediatras em torno dessa questão, uma vez que os dados da pesquisa servirão para embasar ações em prol dos direitos dos médicos junto a várias instâncias legais (ANS, Ministério Público, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, entre outras).

“O objetivo é alcançar uma amostra relevante de profissionais – de diferentes especialidades – para demonstrar a precariedade da relação de pagamento do médico na saúde suplementar. Essas sugestões serão primordiais para termos clareza do cenário em cada setor. Por isso, a SBP conclama os pediatras a expressarem seus comentários e indicar as necessidades verificadas no contexto do atendimento de crianças e adolescentes”, afirmou.

O tema esteve no centro dos debates da última reunião da Comissão de Defesa Profissional, realizada pela AMB, no dia 20 de julho, na qual o diretor da SBP representou os pediatras brasileiros. Na oportunidade, a coordenação da AMB apresentou o resultado preliminar do levantamento, que já foi respondido por cerca de 3.800 médicos de todo o País.

COVID-19 – Além disso, na ocasião, também foi discutida a inclusão do procedimento de sorologia para a COVID-19 com diretriz de utilização no Rol da ANS. A decisão, contestada por parte dos planos de saúde, foi tema da audiência pública promovida pela ANS na última sexta-feira (24).

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em representação aos apelos da população e demais entidades de especialidade, enviou um documento à ANS com diretrizes científicas que reforçam a importância da utilização dos testes de diagnóstico.

“A SBP também está atenta aos desdobramentos desse debate, pois entende que facilitar o acesso aos métodos de detecção do novo coronavírus é um passo, dos mais relevantes, para ampliarmos o rastreamento dos indivíduos infectados e avançarmos no enfrentamento dessa pandemia”, concluiu o dr. Fábio Guerra. 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520