A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou mensagem nesta quinta-feira (24) a todos os associados convidando-os ao engajamento como pediatras influenciadores. O intuito é construir uma rede de especialistas que possam levar informações confiáveis às famílias e que busquem divulgar informação de qualidade para a sociedade por meio de suas redes sociais. A iniciativa foi motivada em virtude da importante participação desses especialistas durante o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), ocorrido entre os dias 9 e 12 de outubro, em Porto Alegre (RS).
“A relevância do mundo digital e da internet é inegável. Todos estamos conectados e utilizamos as redes sociais para compartilhar informações. Queremos apoiar os pediatras que atuam esclarecendo a população sobre temas relacionados aos cuidados e promoção da saúde de crianças e adolescentes. Pois, dessa forma, haverá um aumento na conscientização de muitos pacientes e seus familiares”, explica a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
No texto encaminhado aos pediatras, é ressaltada ainda a importância dos especialistas utilizarem informações baseadas em evidências científicas e conteúdo do “Pediatria para Famílias” – plataforma da SBP voltada às famílias. “Sabemos dos desafios existentes para a atuação dos pediatras no ambiente digital e, por isso, queremos criar um meio para que os especialistas sejam apoiados com o conhecimento necessário para que isso ocorra de forma adequada”, afirma a dra. Luciana. Segundo ela, é muito importante que o pediatra saiba bem quais são as normas preconizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) acerca do tema.
CAMPANHAS – A interação entre a SBP e os pediatras influenciadores foi estreitada com o lançamento da campanha #FalaPediatra, promovida em alusão ao Dia do Pediatra, comemorado em 27 de julho. Na oportunidade, foi incentivado o uso das redes sociais para compartilhamento de informações, orientações e conhecimentos sobre cuidados com crianças e adolescentes.
Durante a ação, foram abordados temas do cotidiano, tais como: a proteção, promoção e o incentivo ao aleitamento materno; gravidez sem álcool; imunização; uso adequado das mídias digitais; obesidade; comportamento de autopreservação, de forma a evitar o uso de drogas ou de práticas sexuais de risco; estímulo do diálogo entre a família; e a importância de cada criança ser acompanhada por um pediatra.
Durante todo o mês, foram replicados nas redes sociais da SBP conteúdos originalmente publicados em páginas de pediatras influenciadores. Além disso, alguns deles foram convidados a participar do 39º CBP para compartilhar suas experiências como usuários das redes sociais.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16