SBP convoca: pediatras, ajudem a definir os serviços essenciais da Atenção Primária à Saúde no Brasil


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) convoca os pediatras e as famílias brasileiras a participarem da consulta pública do Ministério da Saúde para a definição de um padrão de serviços essenciais que devem ser oferecidos em todas as Unidades de Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde. A proposta intitulada “Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde Brasileira” receberá contribuições até a próxima segunda-feira (26).

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA

“É extremamente importante que os pediatras e a população brasileira preencham o formulário da consulta pública, indicando a necessidade da presença de um médico pediatra em cada um dos postos do País. O pediatra é o único especialista capacitado para atender às demandas e fazer um diagnóstico completo das crianças e adolescentes”, enfatiza a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva

A especialista reforça, ainda, que a falta dos pediatras na atenção básica, especialmente na primeira infância (até os seis anos de idade), desagua em uma série problemas. Entre eles está a falta de conhecimento dos pais e responsáveis sobre a prevenção de doenças e outros assuntos que permeiam o cotidiano dos pacientes, como vacinação e alimentação.

“Cabe ao pediatra responder pelo cuidado dos pacientes não só para tratar as doenças, mas também para preveni-los e orientá-los na busca de práticas de vida mais saudáveis, como alimentação adequada, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais”, destaca.

COMO PARTICIPAR – Os interessados em apresentar contribuições à Consulta Pública devem preencher o formulário eletrônico disponível no site do Ministério da Saúde.  No formulário há uma listagem de serviços ofertados na APS, com campos disponíveis para registro da colaboração sobre cada item.

Os serviços estão separados em Saúde do Adulto/Idoso, Saúde da Criança/Adolescente, Saúde Bucal e Procedimentos na APS. Para cada serviço listado no formulário é possível registrar se concorda com a inclusão; concorda com a inclusão com alterações (descrevendo quais); discorda da inclusão (justificando sua escolha); ou prefere não opinar, caso seja uma área que o colaborador não se sinta apto a contribuir.

O documento norteará a gestão municipal e os profissionais de saúde sobre o cuidado que deve ser realizado nestes serviços, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e são responsáveis por ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de acompanhar as enfermidades mais frequentes da população.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520