A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, esteve reunida com presidentes das sociedades pediátricas da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai no Fórum das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (Fospecs). O encontro, que ocorreu por videoconferência em agosto, promoveu uma ampla discussão sobre os principais desafios impostos pela pandemia de covid-19 e as estratégias implementadas pelos países para lidar com a crise sanitária. O coordenador do Grupo de Trabalho de Atividade Física, dr. Ricardo do Rego Barros, também representou a SBP no encontro.
Em sua participação, os representantes brasileiros prestaram homenagem aos profissionais de saúde que perderam suas vidas para a covid-19. Relataram que o País passou por problemas de falta de oxigênio e que muitos pacientes enfrentaram longa espera por atendimento médico nos serviços público e privado de saúde. Também comentaram sobre as mudanças de comando no Ministério da Saúde, o aumento das desigualdades sociais e a demora na volta às aulas presenciais nas escolas públicas.
Com relação às atividades institucionais, comentou-se sobre a suspensão dos eventos presenciais da SBP com possível retorno em 2022, e a realização de ações de educação médica continuada no formato online, com ampla aceitação de público, contemplando temas como reanimação, transporte de recém-nascido, além da extensa produção de documentos científicos.
CONTRIBUIÇÕES – Dando continuidade à formação médica em meio à pandemia, a Sociedade Argentina de Pediatria divulgou trabalho sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica. A Sociedade Boliviana de Pediatria ressaltou que o confinamento provocou o aumento no abuso sexual, violência de gênero e evasão escolar. Os especialistas consideram a crise atual como um alerta para um possível aumento da miséria no mundo.
A Sociedade Chilena de Pediatria assinalou que tem trabalhado em ações de proteção do recém-nascido e do aleitamento materno em hospitais. Segundo a entidade, problemas de saúde mental, obesidade infantil e uso de álcool e drogas foram agravados pela pandemia. A Sociedade Paraguaia de Pediatria citou a realização de cursos de capacitação solicitados pelo Ministério da Saúde, assim como a elaboração de documentos oficiais.
A representante da Sociedade Uruguaia de Pediatria (SUP) propôs declaração do Fospecs sobre a manutenção do processo educacional, promoção da saúde mental, desnutrição e vacinas.
O encontro foi presidido pelo presidente do Fospecs, dr. Alfredo Cerisola, que esteve acompanhado da tesoureira, dra. Monica Pujadas, e do secretário-geral, dr. Hernán Sepúlveda. A próxima reunião do grupo ocorrerá no final deste ano. A pauta contemplará novas variantes, atividade pós-pandêmica, o que os pediatras encontrarão no futuro, teleconsulta e sigilo médico. Na ocasião, haverá a definição dos membros das sociedades médicas a serem eleitos para compor os cargos da nova diretoria do Fospecs.
PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45