SBP destaca papel do pediatra nos cuidados com os adolescentes

Em alusão ao Dia do Adolescente, comemorado em 21 de setembro, o Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preparou um documento explicando a importância dessa faixa etária e o papel do pediatra no atendimento a esse público.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.

Segundo o texto, do ponto de vista biológico, é na adolescência que acontece o segundo estirão de crescimento e se encerra o crescimento somático do indivíduo, destacando-se os caracteres sexuais secundários, como a capacidade reprodutiva. Socialmente, define-se a identidade adulta e, geralmente, a escolha profissional, o que implica na necessidade de preparo para a responsabilização progressiva e o autocuidado.

Na perspectiva psicológica, ocorre o processo de busca pela autonomia, associada às peculiaridades do comportamento adolescente, diretamente relacionado a aspectos emocionais típicos. Dentre eles destaca-se o imediatismo, a impulsividade, a labilidade humoral e a onipotência, que os predispõe a fatores de risco e os coloca nas estatísticas de gravidez inesperada, infecções sexualmente transmissíveis, uso e abuso de substâncias psicoativas e nas diversas formas de manifestação da violência.

PAPEL DO PEDIATRA – Os especialistas entendem que há necessidade de desmistificar o adolescente como causador de problemas e compreendê-lo como um indivíduo que se encontra em processo de aprendizagem. É essencial acompanhá-lo nesta jornada, enxergando este período como repleto de oportunidades para o estabelecimento de condutas saudáveis, de promoção e prevenção.

“Assumir o cuidado com os adolescentes é ir além do acompanhamento de indivíduos em fase de crescimento, até atingirem a idade adulta. É cuidar para que elas e eles transformem-se em pessoas com saúde integral, reconhecendo seus direitos e também os deveres, para o exercício da cidadania responsável”, destacam os especialistas.

O Departamento Científico de Adolescência é composto pelos drs. Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo; Tamara Beres Lederer Goldberg; Darci Vieira da Silva Bonetto; Elizabeth Cordeiro Fernandes; Gianny Cesconetto; Halley Ferraro Oliveira; Ligia de Fatima Nóbrega Reato; Maria Inês Ribeiro Costa Jonas, Milene Maria Saalfeld de Oliveira.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520