Em alusão ao Dia do Adolescente, comemorado em 21 de setembro, o Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) preparou um documento explicando a importância dessa faixa etária e o papel do pediatra no atendimento a esse público.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.
Segundo o texto, do ponto de vista biológico, é na adolescência que acontece o segundo estirão de crescimento e se encerra o crescimento somático do indivíduo, destacando-se os caracteres sexuais secundários, como a capacidade reprodutiva. Socialmente, define-se a identidade adulta e, geralmente, a escolha profissional, o que implica na necessidade de preparo para a responsabilização progressiva e o autocuidado.
Na perspectiva psicológica, ocorre o processo de busca pela autonomia, associada às peculiaridades do comportamento adolescente, diretamente relacionado a aspectos emocionais típicos. Dentre eles destaca-se o imediatismo, a impulsividade, a labilidade humoral e a onipotência, que os predispõe a fatores de risco e os coloca nas estatísticas de gravidez inesperada, infecções sexualmente transmissíveis, uso e abuso de substâncias psicoativas e nas diversas formas de manifestação da violência.
PAPEL DO PEDIATRA – Os especialistas entendem que há necessidade de desmistificar o adolescente como causador de problemas e compreendê-lo como um indivíduo que se encontra em processo de aprendizagem. É essencial acompanhá-lo nesta jornada, enxergando este período como repleto de oportunidades para o estabelecimento de condutas saudáveis, de promoção e prevenção.
“Assumir o cuidado com os adolescentes é ir além do acompanhamento de indivíduos em fase de crescimento, até atingirem a idade adulta. É cuidar para que elas e eles transformem-se em pessoas com saúde integral, reconhecendo seus direitos e também os deveres, para o exercício da cidadania responsável”, destacam os especialistas.
O Departamento Científico de Adolescência é composto pelos drs. Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo; Tamara Beres Lederer Goldberg; Darci Vieira da Silva Bonetto; Elizabeth Cordeiro Fernandes; Gianny Cesconetto; Halley Ferraro Oliveira; Ligia de Fatima Nóbrega Reato; Maria Inês Ribeiro Costa Jonas, Milene Maria Saalfeld de Oliveira.
CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10Impacto cada vez maior: novos resultados do JPED reforçam trajetó...
01/07/2025 , 13:31Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38